dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Biondo, Luiz Henrique Domingheti | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:00:07Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:00:07Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16790 | |
dc.description.abstract | Com a massificação do ensino superior brasileiro, especialmente quanto aos cursos de
graduação em Direito e às altas exigências da sociedade contemporânea, pautadas pela
lógica de mercado, desde o início o século XXI, vem se observando a presença marcante de
Rankings, índices e tabelas classificatórias (Rankintacs) no cenário nacional e global,
produzidos por organismos públicos e privados, atrelados, por vezes, a empresas do setor
midiático (Rankings privados), a fim de mensurar a qualidade do ensino ofertado. Esta
pesquisa tem o objetivo geral de estudar a questão da qualidade dos cursos de ensino
jurídico no país, em nível de graduação, à luz dos Rankintacs, promovidos pelas instituições
competentes, nacionais e internacionais, enquanto instrumentos de avaliação externa da
educação superior. Ao comparar os Rankintacs nacionais estudados em solo brasileiro,
verificou-se a existência de promotores de Rankings oriundos de órgãos oficiais do Estado e
de conselhos de classe, inexistindo esse tipo de natureza administrativa nos Rankings
analisados de outros países. O Selo OAB RECOMENDA e o ENADE trabalham com
indicadores que adotam o conceito de qualidade relativo ao desempenho dos alunos em
avaliações externas de larga escala. O Guia da Faculdade é o único que sustenta seu
conceito de qualidade na metodologia denominada avaliação por pares, enquanto o Ranking
Universitário da Folha, além de utilizar as avaliações externas adotadas pelo Selo OAB
RECOMENDA e ENADE, emprega indicadores clássicos de Rankings internacionais. Ao
comparar com os Rankings nacionais de outros países, verificou-se a existência de
indicadores semelhantes, na medida em que Chile, Estados Unidos e Brasil utilizam os
resultados de exames externos, bem como o Brasil, México, Chile e Espanha aplicam
questionários aos professores e empregadores para avaliar a excelência do ensino. Por fim,
ao analisar os Rankings internacionais, verifica-se que diferentemente dos outros Rankings
estudados, predomina o conceito de qualidade relacionado com a publicação e impacto de
artigos científicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the massification of Brazilian higher education, especially regarding undergraduate
courses in Law and the high demands of contemporary society, guided by the logic of the
market, since the beginning of the 21st century, the marked presence of Rankings, indexes
and classification tables has been observed. (Rankintacs) on the national and global scene,
produced by public and private organizations, sometimes linked to companies in the media
sector (private Rankings), in order to measure the quality of the education offered. This
research has the general objective of studying the question of the quality of legal education
courses in the country, at the undergraduate level, in the light of Rankings, indices and
classification tables, promoted by the competent institutions, national and international, as
instruments of external evaluation of the college education. When comparing the national
Rankintacs studied on Brazilian soil, it was verified the existence of Ranking promoters
coming from official state bodies and class councils, with this type of administrative nature
not existing in the analyzed Rankings of other countries. Selo OAB RECOMENDA and
ENADE work with indicators that adopt the concept of quality related to student performance
in large-scale external assessments. Guia da Faculdade is the only one that supports its
concept of quality in the methodology called peer review and Folha's University Ranking, in
addition to using the external evaluations adopted by the Seal OAB RECOMENDA and
ENADE, employs classic indicators of international Rankings. When comparing with the
national Rankings of other countries, it was verified the existence of similar indicators, as
Chile, United States and Brazil, use the results of external exams, as well as Brazil, Mexico,
Chile and Spain, apply questionnaires teachers and employers to assess teaching
excellence. Finally, when analyzing the international Rankings, it appears that unlike the
other Rankings studied, the concept of quality related to the publication and impact of
scientific articles predominates. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Rankings acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Qualidade curso de Direito | pt_BR |
dc.subject | Rating | pt_BR |
dc.subject | Selo OAB RECOMENDA | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.subject | Academic Rankings | pt_BR |
dc.subject | Quality law course | pt_BR |
dc.subject | Legal education | pt_BR |
dc.title | A qualidade dos cursos de graduação em direito: um estudo sobre a excelência do ensino à luz dos rankings, índices e tabeas classificatórias nacionais e internacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | The quality of undergraduate courses in law: a study on the excellence of teaching in the light of national and international rankings, indices and classification tables | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6675258571678535 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.referee | Dias, Jefferson Aparecido | |
puc.referee | Silva, Marco Wandercil da | |
puc.refereeLattes | 8418007759977479 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0052949409202192 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |