dc.contributor.advisor | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
dc.contributor.author | Cadima Junior, Paulo Cesar | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T13:23:54Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T13:23:54Z | |
dc.date.issued | 2023-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16796 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos
corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados
pelos professores da Educação Infantil, em relação às práticas com movimentos
corporais, no período da pandemia da COVID-19. O fundamento teórico foi a Teoria
Histórico-Cultural e no materialismo histórico-dialético, por compreendermos a
importância da interação social e da mediação para o processo de aprendizagem e
de desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem
qualitativa e exploratória, realizada com seis professoras da Educação Infantil, de
diferentes regiões do Brasil que, após responderem questionários e se enquadrarem
nos critérios pré-estabelecidos do estudo, foram selecionadas e convidadas a
participar de uma entrevista virtual. O procedimento de análise dos dados pautou-se
na identificação de núcleos de significação, uma abordagem metodológica de análise
de conteúdo proposta por Aguiar e Ozella. Esse procedimento consiste em uma
análise interpretativa dos dados, que se inicia, após a transcrição das entrevistas, com
a leitura recorrente do material empírico, seguida pela seleção de trechos,
identificando de pré-indicadores, que tenham relação com os objetivos da pesquisa.
Em seguida, são organizados temas, denominados de indicadores e, por último, os
núcleos de significação que retratam os sentidos e as representações dos sujeitos da
pesquisa em relação ao fenômeno investigado. A análise dos dados permitiu
identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil
em relação às práticas com movimentos corporais no período da pandemia da COVID 19, como a falta de recursos materiais e a dificuldade de manter a atenção das
crianças durante as aulas virtuais. No entanto, também foram identificadas
possibilidades e estratégias de trabalho com movimentos corporais na Educação
Infantil durante a pandemia, como o uso de atividades com música e com dança que
foram adaptadas ao ambiente virtual. Essas estratégias foram importantes para
manter o vínculo afetivo, mesmo que mínimo, com as crianças e o desenvolvimento
motor das crianças. Em resumo, os resultados da pesquisa indicam a necessidade de
repensar as práticas pedagógicas com movimentos corporais na Educação Infantil,
buscando alternativas viáveis e eficazes para trabalhar com essa temática e garantir
o desenvolvimento motor das crianças, assim como estratégias que podem ser
utilizadas pelos professores, como realizar atividades corporais com os pais e explicar
o porquê essas práticas são tão importantes para a aprendizagem das crianças e,
ainda, compartilhar textos sobre a contribuição das brincadeiras e das atividades
lúdicas para o desenvolvimento motor e para a aprendizagem da criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research has as object of study teaching practices with body movements in Early
Childhood Education. The central objective was to highlight the challenges faced by
Early Childhood Education teachers, in relation to practices with body movements, in
the period of the COVID-19 pandemic. The theoretical basis was the Historical-Cultural
Theory and historical-dialectical materialism, as we understand the importance of
social interaction and mediation for the learning process and development of the child.
This is an empirical research, with a qualitative and exploratory approach, carried out
with six Early Childhood teachers from different regions of Brazil who, after answering
questionnaires and meeting the pre-established criteria of the study, were selected and
invited to participate in a virtual interview. The data analysis procedure was based on
the identification of meaning cores, a methodological approach of content analysis
proposed by Aguiar and Ozella. This procedure consists of an interpretative analysis
of the data, which begins, after the transcription of the interviews, with the recurrent
reading of the empirical material, followed by the selection of excerpts, identifying pre indicators that are related to the research objectives. Next, themes are organized,
called indicators and, finally, the meaning cores that portray the meanings and
representations of the research subjects in relation to the investigated phenomenon.
Data analysis made it possible to identify the main challenges faced by Early Childhood
teachers in relation to practices with body movements during the COVID-19 pandemic,
such as the lack of material resources and the difficulty of keeping children's attention
during virtual classes. . However, possibilities and strategies for working with body
movements in Early Childhood Education during the pandemic were also identified,
such as the use of activities with music and dance that were adapted to the virtual
environment. These strategies were important to maintain the affective bond, even if
minimal, with the children and the motor development of the children. In summary, the
research results indicate the need to rethink pedagogical practices with body
movements in Early Childhood Education, seeking viable and effective alternatives to
work with this theme and guarantee the motor development of children, as well as
strategies that can be used by teachers, how to perform body activities with parents
and explain why these practices are so important for children's learning and also share
texts about the contribution of games and recreational activities to motor development
and child learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimento corporal | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Body movement | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 pandemic | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical work with body movements in early childhood education in times of pandemic | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4705120188782492 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4704506667255915 | pt_BR |
puc.referee | Martins, Ida Carneiro | |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.refereeLattes | 1316783235568969 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |