dc.contributor.advisor | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
dc.contributor.author | Menezes, Rafael Ladenthin | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T12:58:26Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T12:58:26Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16819 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a construção social dos gêneros feminino e masculino tem sido tema de diferentes
investigações científicas e é no âmbito familiar, ainda nas primeiras interações, que as
estruturas de crenças nesse sentido são reforçadas ou podem ser redimensionadas. Essa
investigação tem como objetivo conhecer narrativas de pais (homens) de pessoas do sexo
masculino sobre o que é “ser menino”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter
fenomenológico-hermenêutico, e seus desdobramentos assumem a historicidade do
desenvolvimento de preconcepções sobre a formação de conceitos sobre o que é ‘ser menino’.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro homens,
todos pais de meninos. Os participantes foram selecionados por conveniência e foi aplicada a
técnica snowball. Os dados foram analisados por meio da análise fenomenológica interpretativa
(AFI). Como pesquisa qualitativa de base fenomenológico-hermenêutica, adotou-se como
premissa o desenvolvimento de um caminho de coleta de dados que possibilitou um espaço
mais flexível para que os pais participantes pudessem discorrer sobre o tema. Assim, verificou se perspectivas em comum nas narrativas dos participantes. Eles expressaram preconcepções
sobre o que é ‘ser menino’, evidenciando que, a partir dessas crenças, eles balizam algumas de
suas expectativas sobre os filhos e direcionam modos de educar, o que, consequentemente e
conforme interpretamos, impacta de algum modo na formação dos seus filhos. As narrativas
apresentadas também demonstraram que o contato com o tema e a possibilidade de reflexão
sobre ele fez com que esses pais elaborassem seus pensamentos a partir de perspectivas que
indicam movimentos para ressignificar algumas de suas preconcepções. Assim, verificou-se
que a própria experiência de educar os filhos já era um elemento de inquietação e reflexão
diante do fato de que nem sempre seus filhos reforçavam as expectativas paternas, quase
sempre fundamentadas em crenças sociais sobre o que é ‘ser menino’. Conclui-se, portanto,
que o trabalho de análise e interpretação de narrativas dos pais sobre seus filhos serve à
psicologia no sentido de compreender como ou de que forma as preconcepções sobre os modos
de Ser da criança impactam no desenvolvimento. E, no caso desse estudo, de que maneira as
preconcepções sobre ‘ser menino’ direcionam o modo como os meninos podem ser educados,
bem como a forma que eles estruturam suas próprias subjetividades a partir do contato com seu
mundo e seus contextos sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current social construction of the feminine and masculine genders has been the subject of
different scientific investigations. In the family environment, during the first interactions, the
structures of beliefs in this sense are reinforced or can be reshaped. This study sought to
discover narratives from (male) fathers about the upbringing of male children. This is a
qualitative, phenomenological-hermeneutic study, and its unfoldings assume the historicity of
the development of preconceptions about the formation of concepts about what it is to ‘be a
boy.’ The data was collected through semi-structured interviews with four male fathers of boys.
The participants were selected by convenience, and the snowball technique was applied. The
data were analyzed using interpretative phenomenological analysis. As a phenomenological hermeneutic-based qualitative study, we adopted as a premise the development of a data
collection path that allowed a more flexible space for the participating fathers to discuss the
theme. Hence, common perspectives were found in the participants’ narratives. They expressed
preconceptions about what it is to ‘be a boy,’ showing that, based on these beliefs, they guide
some of their expectations about their children and direct ways of educating them, which
consequently, and as we interpret, impacts in some way on the formation of their children. The
narratives presented also showed that the contact with the theme and the possibility of reflection
on it made these parents elaborate their thoughts from perspectives that indicate movements to
redefine some of their preconceptions. Therefore, it was possible to verify that the very
experience of raising their children was already an element of uneasiness and reflection on the
fact that their children did not always reinforce their parents’ expectations, almost always based
on social beliefs about what it is to ‘be a boy.’ Our findings enabled us to conclude, therefore,
that the work of analysis and interpretation of parents’ narratives about their children serves
psychology in the sense of understanding how or in what way preconceptions about the ways
of being a child impact development. Moreover, in the case of this study, how preconceptions
about ‘being a boy’ direct how boys can be educated and how they structure their subjectivities
from contact with their world and social contexts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Phenomenology | pt_BR |
dc.subject | Qualitative research | pt_BR |
dc.title | ‘Ser menino’ nas narrativas de pais: estudo fenomenológico-hermenêutico | pt_BR |
dc.title.alternative | ‘Being a boy’ in parents’ narratives: a phenomenological-hermeneutic study | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9189057235638057 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.referee | Cury, Vera Engler | |
puc.referee | Risk, Eduardo Name | |
puc.refereeLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9006559297031800 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |