dc.contributor.advisor | Campos, Breno Martins | |
dc.contributor.author | Abreu, Helen Teixeira Sousa de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T11:31:15Z | |
dc.date.available | 2023-05-10T11:31:15Z | |
dc.date.issued | 2023-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16915 | |
dc.description.abstract | O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em
diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio
das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo e a postura e
engajamento do cristão para com a sociedade a sua volta. Esta dissertação tem
como objetivo compreender de que maneira os líderes do Dunamis se posicionam
enquanto influenciadores no ambiente digital. Para isso, procurou-se: descrever e
analisar criticamente os principais pontos teológicos do Dunamis; desenvolver as
teorias e modelos de compreensão da relação entre religião e mídia, e como essa
relação se dá no contexto do Dunamis, olhando principalmente para o papel dos
seus líderes enquanto influenciadores digitais; e, por fim, por meio da análise de
conteúdo, olhar criticamente para as publicações desses influenciadores e para os
temas que eles evocam, para compreender a forma com que se posicionam. Quanto
à teologia do Dunamis, trata-se do chamado evangelho do reino, que consiste na
busca por dons sobrenaturais e no modelo de engajamento cultural das sete áreas
de influência. Quanto à relação entre religião e mídia, este trabalho utiliza a teoria da
midiatização da religião, olhando para esse processo como consequência da
secularização e da concorrência no campo religioso, no qual as instituições que se
apropriam melhor das linguagens das mídias são as que mais conquistam fiéis.
Além disso, olha-se também para os estudos de celebridade e dos chamados
influenciadores digitais, percebendo que os líderes do Dunamis se comportam, no
ambiente das mídias digitais, como influenciadores que mesclam conteúdos
propriamente religiosos com outros que mostram sua rotina, hábitos de consumo e
estilo de vida, de forma que seu posicionamento constrói imagens de si. São
imagens que indicam elementos da juventude urbana contemporânea, ao mesmo
tempo em que sustentam a própria autoridade espiritual dos influenciadores. Por
último, este trabalho se dedica a fazer uma análise de conteúdo das publicações de
quatro dos líderes do Dunamis, discutindo, a partir dos temas que emergem do
próprio objeto, como a ideia de evangelho do reino se relaciona com a visão de
engajamento político e guerra cultural, o worship enquanto modelo litúrgico, o papel
eclesiástico das mulheres e a liderança cristã. Conclui-se, portanto, que pela
apropriação das linguagens midiáticas típicas dos influenciadores digitais, os líderes
do Dunamis continuam expandindo sua influência, disseminando a teologia do
evangelho do reino e moldando o imaginário de seus seguidores a respeito de
diversos temas ligados ao universo evangélico e ao engajamento cultural e político
do fiel. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Dunamis Movement is an evangelical parachurch organization that operates on
several fronts, gaining followers and admirers and spreading, through the media, its
message, its way of understanding Christianity and the posture and engagement of
Christians towards the society around them. This dissertation aims to understand
how Dunamis leaders position themselves as influencers in the digital environment.
For this, we described and critically analyzed the main theological points of Dunamis;
developed theories and models for understanding the relationship between religion
and the media, and how this relationship takes place in the context of Dunamis,
looking mainly at the role of its leaders as digital influencers; and, finally, through
content analysis, critically looked at the publications of these influencers and the
themes they evoke, in order to understand the way in which they position
themselves. As for the theology of Dunamis, it is about the gospel of the kingdom,
which consists of the search for supernatural gifts and the model of cultural
engagement of the seven areas of influence. As for the relationship between religion
and the media, this work uses the theory of mediatization of religion, looking at this
process as a consequence of secularization and competition in the religious field, in
which the institutions that best appropriate the languages of the media are the ones
that conquer the most people. In addition, look at studies of celebrities and so-called
digital influencers, realizing that Dunamis leaders behave as digital influencers, that
mix strictly religious content with others that show their routine, consumption habits
and lifestyle, so that their positioning built images of themselves. These are images
that show elements of contemporary urban youth, while sustaining the influencers'
own spiritual authority. Finally, this work is dedicated to a content analysis of the
publications of four of the Dunamis leaders, discussing, from the themes that emerge
from the object itself, how the idea of the gospel of the kingdom is related to the
vision of political engagement and culture war, worship as a liturgical model, the
ecclesiastical role of women and Christian leadership. It is concluded, therefore, that
by appropriating the typical media languages of digital influencers, Dunamis leaders
continue to expand their influence, disseminating the theology of the gospel of the
kingdom and shaping the imagination of their followers regarding various themes
linked to the evangelical universe and to the Christian cultural and political
engagement. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Dunamis Movement | pt_BR |
dc.subject | evangelho do reino | pt_BR |
dc.subject | midiatização da religião | pt_BR |
dc.subject | influenciadores digitais evangélicos | pt_BR |
dc.subject | the gospel of the kingdom | pt_BR |
dc.subject | mediatization of religion | pt_BR |
dc.subject | evangelical digital influencers | pt_BR |
dc.title | O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores | pt_BR |
dc.title.alternative | The gospel of the kingdom in digital media: an analysis of the "dunamis movement" and its influencers | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3139424170602970 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6935599495762856 | pt_BR |
puc.referee | Dolghie, Jacqueline Ziroldo | |
puc.referee | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
puc.refereeLattes | 4826676326586405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1239116985139813 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |