dc.contributor.advisor | Rios, Mônica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Hara, Jonathas Bueno | |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T17:24:43Z | |
dc.date.available | 2023-05-22T17:24:43Z | |
dc.date.issued | 2023-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16929 | |
dc.description.abstract | Entre os desafios enfrentados pelos gestores escolares e professores no cotidiano
da educação básica, ressalta-se a avaliação da aprendizagem, sobretudo, em
função das políticas públicas em educação vigentes, com destaque às de avaliação,
de formação de professores, e de inclusão dos alunos com deficiência. Nessa
perspectiva, constitui objetivo geral desta pesquisa investigar os desafios da
avaliação da aprendizagem de Matemática nos anos finais do ensino fundamental
em tempo de ensino remoto na percepção de professores de uma escola pública
estadual do município de Paulínia (SP). Em um levantamento realizado na Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Electronic Library Online
(Scielo), não foram encontrados estudos sobre a avaliação de aprendizagem, ao que
se refere ao ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, em tempo
de pandemia da COVID-19. A pesquisa qualitativa, predominante neste estudo, não
despreza os dados quantificáveis. A produção de material empírico deu-se por meio
de narrativas escritas e orais de professores que lecionaram Matemática, entre os
anos de 2020 e 2021. O lócus da pesquisa foi uma escola pública estadual situada
no município de Paulínia (SP). Os participantes da pesquisa foram cinco professores
que lecionam Matemática nos anos finais do ensino fundamental, no período
mencionado. A análise das narrativas revelou que os principais desafios da
avaliação de aprendizagem de Matemática no período pandêmico foram a
dificuldade de acesso às tecnologias e/ou internet de professores e, sobretudo, dos
alunos; a baixa frequência dos alunos nas aulas remotas; a ausência de interação
com professores e alunos. Os professores nas suas narrativas escritas/orais,
apontaram também como desafio que implicou a avaliação da aprendizagem, a
dificuldade de compreensão do conteúdo ministrado e o espaço restrito para o
esclarecimento de dúvidas. Quanto às atividades avaliativas, os professores
narraram ter feito uso de atividades enviadas por meio de plataformas on-line e
atividades impressas, considerando os alunos que não tinham acesso à internet.
Houve esforço dos professores para incluir os alunos com deficiência nas atividades
avaliativas que, na maioria, se deu por meio de atividades impressas
disponibilizadas para as famílias. Nas narrativas dos professores, ficou evidente que
as políticas públicas de avaliação do estado de São Paulo tiveram efeito no currículo
e na avaliação, tendo em vista as orientações que receberam sobre os conteúdos e
formas de avaliação ministrados, com vistas à melhoria dos resultados da escola. No
entanto, os professores nas suas narrativas apontaram o descompromisso e
desinteresse dos alunos para realização das avaliações externas, o que não se deu
somente em tempo de ensino remoto. De todo modo, os resultados dos alunos nas
avaliações externas que integram as políticas públicas de avaliação do estado de
São Paulo, no período pandêmico, sinalizaram que a pandemia da COVID-19 afetou
a aprendizagem dos alunos. O período pandêmico possibilitou aprendizados para os
educadores em geral. Sobre a avaliação da aprendizagem, ainda que a pesquisa
não tenha revelado possíveis avanços e/ou inovações, ficou latente a preocupação
com uma avaliação inclusiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Among the challenges faced by school administrators and teachers in the daily life of
basic education, learning assessment stands out, above all, due to the current public
policies in education, with emphasis on assessment, teacher training, and inclusion
of students with disabilities. In this perspective, the general objective of this research
is to investigate the challenges of evaluating mathematics learning in the final years
of elementary school in remote teaching time in the perception of teachers of a state
public school in the city of Paulínia (SP). In a survey carried out at the Digital Library
of Theses and Dissertations (BDTD) and at the Scientific Electronic Library Online
(Scielo), no studies were found on the assessment of learning, with regard to the
teaching of mathematics in the final years of elementary school, in time of the
COVID-19 pandemic. Qualitative research, predominant in this study, does not
disregard quantifiable data. The production of empirical material will take place
through narratives of mathematics teachers, between the years 2020 and 2021. The
locus of the research will be a state public school located in the city of Paulínia (SP).
Participants will be four teachers who teach mathematics in the final years of
elementary school. The research participants were five teachers who teach
mathematics in the final years of elementary school, in the mentioned period. The
analysis of the narratives revealed that the main challenges of assessing
mathematics learning in the pandemic period were the difficulty of accessing
technologies and/or the internet for teachers and, above all, for students; the low
attendance of students in remote classes; the absence of interaction with teachers
and students. The teachers, in their written/oral narratives, also pointed out as a
challenge that implied the evaluation of learning, the difficulty in understanding the
content taught and the restricted space for clarifying doubts. As for the evaluative
activities, the teachers reported having used activities sent through online platforms
and printed activities, considering students who did not have access to the internet.
There was an effort by teachers to include students with disabilities in assessment
activities, which, for the most part, took place through printed activities made
available to families. In the teachers' narratives, it was evident that the public
assessment policies of the state of São Paulo had an effect on the curriculum and
assessment, in view of the guidance they received on the contents and forms of
assessment given, with a view to improving the school's results. However, the
teachers in their narratives pointed out the students' lack of commitment and
disinterest in carrying out external assessments other than their own in remote
teaching time. In any case, the results of students in the external evaluations that are
part of public evaluation policies in the state of São Paulo, in the pandemic period,
signaled that the COVID-19 pandemic affected student learning. The pandemic
period made learning possible for educators in general. Regarding the assessment of
learning, although the research did not reveal possible advances and/or innovations,
the concern with an inclusive assessment was latent. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Educational Assessment | pt_BR |
dc.title | Desafios da avaliação da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto: narrativas de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of evaluating mathematics learning in the final years of elementary school during remote teaching: teachers' narratives | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1206135795170887 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Lopes, Celi Espasandin | |
puc.referee | Monteiro, Alexandrina | |
puc.refereeLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8722703688774966 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |