dc.contributor.advisor | Cury, Vera Engler | |
dc.contributor.author | Takaki, Nadini Brandão de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T12:55:07Z | |
dc.date.available | 2023-10-02T12:55:07Z | |
dc.date.issued | 2023-06-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17044 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou descrever e compreender psicologicamente a experiência vivida por
médicos residentes no que se refere à relação médico-paciente, a partir do conceito de
compreensão empática, da maneira como foi proposto pelo psicólogo norte americano Carl
Rogers no contexto da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). A atitude empática por parte do
médico ao relacionar-se com os pacientes, segundo estudos nacionais e internacionais,
contribui para a obtenção de melhores resultados clínicos, menores índices de erro médico,
maior confiança do paciente em relação ao profissional, bem como maior adesão ao tratamento.
A pesquisa foi desenvolvida como um estudo empírico de natureza qualitativa e
fenomenológica. Adotou-se como referencial teórico os norteadores da Abordagem Centrada
na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers e como caminho metodológico a análise
fenomenológica inspirada nas proposições do filósofo alemão Edmund Husserl,
contemporaneamente desenvolvidas pela filósofa italiana Angela Ales Bello. A pesquisadora
realizou encontros dialógicos individuais com 7 médicos residentes, homens e mulheres, cujos
níveis de formação variaram de R1 a R3, provenientes de um programa de residência em clínica
médica de um hospital universitário localizado no Estado de São Paulo. Os encontros
aconteceram presencialmente no próprio contexto hospitalar e tiveram duração média de 40
minutos. Cada encontro deu origem a uma narrativa compreensiva, elaborada a partir das
impressões, sentimentos e ideias que impactaram a pesquisadora ao estar com o(a) participante
e que posteriormente foi discutida com os membros do Grupo de Pesquisa institucional
“Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção”, vinculado ao
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia. Concluída a construção de todas as
narrativas individuais, foi elaborada uma narrativa síntese contendo os principais elementos
que estruturam a experiência de empatia dos participantes e que foram organizados
interpretativamente em categorias de sentido. Os principais elementos que emergiram foram:
1) O que está em jogo não é o papel profissional, mas a constituição pessoal. Tornar-se médico
é parte de um processo mais amplo de tornar-se pessoa; 2) A capacidade de compreender o
outro está intimamente relacionada a um voltar-se para si; 3) A angústia que decorre do
envolvimento afetivo com o paciente e com os familiares; e 4) O contexto pode constituir um
obstáculo ou favorecer a atitude empática. Os elementos foram compreendidos numa
perspectiva psicológica a partir da psicologia humanista e da fenomenologia, destacando-se a
necessidade de integração dos aspectos vivenciais à formação dos médicos para uma relação
humanizada com o paciente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to describe and psychologically understand the experience lived by
medical residents regarding the doctor-patient relationship, based on the concept of empathic
understanding as proposed by American psychologist Carl Rogers within the context of Person Centered Approach (PCA). Empathic attitude on the part of the doctor in relating to patients,
according to national and international studies, contributes to better clinical outcomes, lower
rates of medical errors, increased patient trust in the professional, as well as greater treatment
adherence. The research was conducted as an empirical study of qualitative and
phenomenological nature. The theoretical framework adopted was the guidelines of the Person Centered Approach developed by Carl Rogers, and the methodological approach was
phenomenological analysis inspired by the propositions of German philosopher Edmund
Husserl, contemporarily developed by Italian philosopher Angela Ales Bello. The researcher
conducted individual dialogical meetings with 7 medical residents, both male and female,
whose training levels ranged from R1 to R3, from a medical residency program in a university
hospital located in the state of São Paulo. The meetings took place in-person within the hospital
context and had an average duration of 40 minutes. Each meeting gave rise to a comprehensive
narrative, developed based on the impressions, feelings, and ideas that impacted the researcher
while interacting with the participant, which was subsequently discussed with members of the
institutional Research Group "Clinical Psychological Care in Institutions: prevention and
intervention," linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Psychology. Once all individual
narratives were constructed, a synthesis narrative was developed, containing the main elements
that structure the participants' experience of empathy, and these elements were interpretatively
organized into meaningful categories. The main elements that emerged were: 1) What is at
stake is not the professional role, but personal constitution. Becoming a doctor is part of a
broader process of becoming a person; 2) The ability to understand the other is intimately
related to turning inward; 3) The distress that arises from emotional involvement with the
patient and their family members; and 4) The context can either hinder or favor the empathic
attitude. These elements were understood from a psychological perspective, drawing on
humanistic psychology and phenomenology, emphasizing the need to integrate experiential
aspects into medical training for a humanized relationship with the patient. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación tuvo como objetivo describir y comprender psicológicamente la experiencia
vivida por médicos residentes en la relación médico-paciente, a partir del concepto de
comprensión empática, tal como fue propuesto por el psicólogo estadounidense Carl Rogers en
el contexto del Enfoque Centrado en la Persona (ECP). La actitud empática por parte del
médico al relacionarse con los pacientes, según estudios nacionales e internacionales,
contribuye a obtener mejores resultados clínicos, menores tasas de error médico, mayor
confianza del paciente en el profesional, así como una mayor adherencia al tratamiento. La
investigación se desarrolló como un estudio empírico de naturaleza cualitativa y
fenomenológica. Se adoptaron como referencias teóricas los principios del Enfoque Centrado
en la Persona, desarrollado por Carl Rogers, y como enfoque metodológico se utilizó el análisis
fenomenológico inspirado en las propuestas del filósofo alemán Edmund Husserl,
desarrolladas contemporáneamente por la filósofa italiana Angela Ales Bello. La investigadora
llevó a cabo encuentros dialógicos individuales con 7 médicos residentes, hombres y mujeres,
cuyos niveles de formación variaron de R1 a R3, provenientes de un programa de residencia
en medicina clínica de un hospital universitario ubicado en el estado de São Paulo. Los
encuentros se realizaron de manera presencial en el propio contexto hospitalario y tuvieron una
duración promedio de 40 minutos. Cada encuentro dio lugar a una narrativa comprensiva,
elaborada a partir de las impresiones, sentimientos e ideas que impactaron a la investigadora al
estar con el participante, y que posteriormente fue discutida con los miembros del Grupo de
Investigación institucional "Atención Psicológica Clínica en Instituciones: prevención e
intervención", vinculado al Programa de Posgrado Stricto Sensu en Psicología. Una vez
finalizada la construcción de todas las narrativas individuales, se elaboró una narrativa de
síntesis que contenía los principales elementos que estructuran la experiencia de empatía de los
participantes, y que se organizaron interpretativamente en categorías de sentido. Los
principales elementos que surgieron fueron: 1) No se trata solo del papel profesional, sino de
la constitución personal. Convertirse en médico es parte de un proceso más amplio de
convertirse en persona; 2) La capacidad de comprender al otro está estrechamente relacionada
con el volver la mirada hacia uno mismo; 3) La angustia que surge del involucramiento afectivo
con el paciente y sus familiares; y 4) El contexto puede constituir un obstáculo o favorecer la
actitud empática. Estos elementos fueron comprendidos desde una perspectiva psicológica
basada en la psicología humanista y la fenomenología, destacando la necesidad de integrar los
aspectos vivenciales en la formación de los médicos para establecer una relación humanizada
con el paciente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | relação médico-paciente | pt_BR |
dc.subject | compreensão empática | pt_BR |
dc.subject | pesquisa fenomenológica | pt_BR |
dc.subject | abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.subject | psicologia clínica | pt_BR |
dc.subject | doctor-patient relationship | pt_BR |
dc.subject | empathic understanding | pt_BR |
dc.subject | phenomenological research | pt_BR |
dc.subject | person-centered approach | pt_BR |
dc.subject | clinical psychology | pt_BR |
dc.subject | clave | pt_BR |
dc.subject | relación médico-paciente | pt_BR |
dc.subject | comprensión empática | pt_BR |
dc.subject | investigación fenomenológica | pt_BR |
dc.subject | enfoque centrado en la persona | pt_BR |
dc.subject | psicología clínica | pt_BR |
dc.title | A atitude de empatia revisitada na relação de médicos residentes com seus pacientes: um estudo psicológico | pt_BR |
dc.title.alternative | The attitude of empathy revisited in the relationship between resident doctors and their patients: a psychological study | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7418475107400444 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.referee | Granato, Tania Mara Marques | |
puc.referee | Messias, João Carlos Caselli | |
puc.referee | Turato, Egberto Ribeiro | |
puc.referee | Maciel, Josemar de Campos | |
puc.refereeLattes | 0103267726544713 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7861317602243394 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3829289019292523 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0607324397391969 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |