dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T17:20:03Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T17:20:03Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17121 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na
mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em especial Vigotski e suas
concepções sobre emoção, imaginação e arte. O procedimento de pesquisa deu-se por
meio de encontros semanais, com adolescentes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
II, de uma escola estadual, em um município do interior do Estado de São Paulo.
Realizaram-se os encontros de cunho reflexivo em sala de aula, com a estratégia de
apreciação de animes e mangás diversos, debates, desenhos e textos. As fontes de
informações para a construção da análise foram: registros em diário de campo, produções
dos adolescentes e transcrições das gravações dos encontros. Analisaram-se os resultados,
com organização em três eixos: (1) As Emoções em Movimento, em que observamos a
potência dos animes e mangás para fazerem emergir as emoções e sua elaboração; (2) A
Imaginação em Movimento, em que a imaginação, atrelada à emoção, impulsiona o
processo criativo dos adolescentes na produção de novas formas de perceber a realidade
e seus conflitos, e pensar formas de superá-los; (3) Animes e Mangás como Práticas
Psicológicas, em que apresentamos os fundamentos das ações realizadas, a fim de
contribuir para futuras ações de profissionais da psicologia escolar. Conclui-se que o
trabalho com os animes e mangás como materialidades mediadoras pode se constituir
como estratégia potente no contexto escolar e nas práticas psicológicas voltadas ao
coletivo, mobilizando os afetos e a imaginação, em uma atuação mais crítica, acolhedora
e transformadora das condições de vida de adolescentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to analyze the power of anime and manga in mobilizing the
emotions and imagination of adolescents. As a theoretical and methodological framework,
we adopted historical-cultural psychology, particularly Vygotsky and his conceptions of
emotion, imagination, and art. The research procedure involved weekly meetings with
adolescents from the 6th, 7th, and 8th grades of a state school in the interior of the state
of São Paulo, Brazil. Reflective meetings were conducted in the classroom, employing
various anime and manga appreciation strategies, including debates, drawings, and texts.
The sources of information for the analysis included fieldwork diary, adolescents'
productions and transcriptions of the meeting recordings. The results were analyzed and
organized into three main themes: (1) Emotions in Motion, where we observed the power
of anime and manga in eliciting emotions and their elaboration; (2) Imagination in Motion,
where imagination, coupled with emotion, drives the creative process of adolescents in
perceiving new ways to understand reality and its conflicts and devising ways to
overcome them; (3) Anime and Manga as Psychological Practices, in which we present
the foundations of the actions carried out to contribute to future actions by school
psychologists. In conclusion, working with anime and manga as mediating materials can
be a potent strategy in the school context and in collective-oriented psychological
practices, mobilizing emotions and imagination, fostering a more critical, inclusive
approach to diversity, and transforming the living conditions of adolescents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Anime | pt_BR |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico Cultural | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Cultural Historical Psychology | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.title | Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Animes and manga mobilizing affections and imagination at school | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7404641921654890 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Aquino, Fabiola de Sousa Braz | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8059477511210341 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |