dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Martins, Edivaldo Cesar Camarotti | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:05:43Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T19:05:43Z | |
dc.date.issued | 2023-06-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17140 | |
dc.description.abstract | Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por
apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de
instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior
começaram a efetivamente fazer parte do cenário acadêmico no Brasil a partir
da década de 2010, e atualmente são objetos de preocupação teórica e práxica
de um número crescente de pesquisadores brasileiros, pois estão cada vez
mais implicando a governança das universidades. Tal contexto fez com que
surgisse a seguinte questão: Quais são as abordagens temáticas e as
principais tendências presentes na literatura científica brasileira sobre rankings
acadêmicos e governança universitária? Defende-se a hipótese de que a
expansão das pesquisas e a ampliação da produção do conhecimento sobre os
rankings acadêmicos e a governança universitária que estão em curso no
Brasil desde a década de 2010, expressas no aumento do número de teses de
doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos que abordam o
assunto, estão incorporando a temática em linhas de pesquisa dos grupos de
pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação Stricto sensu de
instituições brasileiras, e legitimando a temática como um possível objeto de
estudo de natureza interdisciplinar na formação de mestres e doutores no
Brasil. O objetivo geral da tese é mapear e analisar a literatura científica
brasileira que aborda os rankings acadêmicos e a governança universitária.
Para atingir os objetivos propostos foi realizada pesquisa multimétodo, que
integrou técnicas de pesquisa quantitativa de mapeamento de dados com
pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, do tipo estado da arte. A partir do
mapeamento das teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas
no Brasil entre os anos de 2014 e 2022, e dos artigos científicos publicados no
Brasil entre os anos de 2017 e 2022, os quais abordam o assunto dos rankings
acadêmicos e suas inter-relações com a governança universitária, foi
evidenciado que houve uma expansão das pesquisas sobre a temática em
todas as regiões do Brasil a partir de meados da década de 2010,
identificando-se 16 abordagens temáticas e 38 principais tendências, muitas
das quais mostraram-se antagônicas e concorrenciais entre si, nos termos dos
paradigmas do consenso e do conflito. Além de confirmar a hipótese e ampliar
o conhecimento científico sobre o assunto, os resultados da pesquisa apontam
que o campo de estudos sobre rankings acadêmicos da educação superior
está em construção no Brasil, e vem paulatinamente envolvendo um número
cada vez maior de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com
múltiplas concepções teóricas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Academic rankings gained notoriety and social relevance for presenting in a
simple and objective way the classification of courses and educational
institutions. Higher education academic rankings began to effectively form part
of the academic scenario in Brazil from the 2010s onwards, and are currently
objects of theoretical and practical concern for a growing number of Brazilian
researchers, as they are increasingly implying the governance of universities.
This context gave rise to the following question: What are the thematic
approaches and main trends present in the Brazilian scientific literature on
academic rankings and university governance? The hypothesis is defended that
the expansion of research and the expansion of knowledge production that
addresses academic rankings and university governance that have been
ongoing in Brazil since the 2010s, expressed in the increase in the number of
doctoral theses, dissertations master's degrees and scientific articles that
address the subject, are incorporating the theme into research lines of research
groups linked to the Stricto sensu postgraduate programs of Brazilian
institutions, and legitimizing the theme as a possible object of study of an
interdisciplinary nature in training of masters and doctors in Brazil. The general
objective of the thesis is to map and analyze the Brazilian scientific literature
that addresses academic rankings and university governance. To achieve the
proposed objectives, a multimethod research was carried out, which integrated
quantitative research techniques of data mapping with qualitative research, of
state-of-the-art literature review. Based on the mapping of doctoral theses and
master's dissertations defended in Brazil between 2014 and 2022, and scientific
articles published in Brazil between 2017 and 2022, which address the subject
of academic rankings and their interactions. relations with university
governance, it was evidenced that there was an expansion of research on the
subject in all regions of Brazil from the mid-2010s, identifying 16 thematic
approaches and 38 main trends, many of which proved to be antagonistic and
competitive with each other, in terms of the paradigms of consensus and
conflict. In addition to confirming the hypothesis and expanding scientific
knowledge on the subject, the research results indicate that the field of studies
on academic rankings in higher education is under construction in Brazil, and is
gradually involving an increasing number of researchers from different areas of
knowledge and with multiple theoretical conceptions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Rankings Acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Governança universitária | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas em educação | pt_BR |
dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
dc.subject | Academic rankings | pt_BR |
dc.subject | University governance | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Public policies in education | pt_BR |
dc.subject | State of art | pt_BR |
dc.title | Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic rankings and university governance: mapping and trends in literature Brazilian scientific | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9715997843976204 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Vanz, Samile Andréa de Souza | |
puc.referee | Azevedo, Mário Luiz Neves de | |
puc.referee | Silva, Marco Wandercil da | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5243732207004083 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0385443872804624 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0052949409202192 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |