dc.contributor.advisor | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
dc.contributor.author | Lotti, Bernardo José Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T16:51:08Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T16:51:08Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17150 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa abarca o processo de transição das telenovelas convencionais para a
novela de streaming, considerando o papel desempenhado pela Rede Globo nesse
segmento. Considera-se, para isso, o impacto da emissora no imaginário popular da
sociedade brasileira nas últimas décadas, especialmente no que se refere às
discussões geradas por suas produções de ficção seriada (Lopes, 2021). Com base
nisso, questionou-se: em relação a aspectos temáticos, narrativos e estilísticos, como
a novela de streaming têm se distanciado (ou se aproximado) da telenovela
convencional? O objetivo geral desta pesquisa foi o de apresentar a poética da ficção
seriada contemporânea produzida pela Rede Globo, por meio da comparação entre
uma telenovela convencional e uma produção do mesmo tipo direcionada ao
streaming. De maneira mais específica, o trabalho buscou trazer discussões sobre o
processo de convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias de
comunicação; estabelecer critérios para observação de temas, narrativas e estilos de
realizações criadas prioritariamente para plataformas de streaming, com base em
metodologias utilizadas nos estudos de comunicação audiovisual; e identificar as
semelhanças e divergências na poética da ficção seriada seja na televisão ou no
streaming, por meio da análise poética dos dois objetos em questão: Verdades
Secretas (TV Globo, 2015) e Verdades Secretas II (Globoplay, 2021). A metodologia
adota uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: a primeira é uma pesquisa
bibliográfica, que busca oferecer uma fundamentação teórica sobre o formato da
telenovela e a sua evolução (Lopes, 2021), as alterações sofridas nesse processo de
convergência (Jenkins, 2009) e como a ficção seriada é manifestada dentro do
streaming (Mungioli, 2017); a segunda constitui-se pela análise, direcionada às
produções referenciadas anteriormente, orientado pelos modelos propostos por
Bordwell e Thompson (2013) e por Butler (2018), nos estudos de cinema e televisão,
respectivamente, além de outros autores que contribuem de alguma forma para a
leitura da poética nestas obras. Percebe-se a interdisciplinaridade na comunhão dos
estudos de narrativa e estilo, enraizados na área de Letras, com os estudos de cinema
e audiovisual, originados nas Artes, e para observação de produtos midiáticos, objetos
de interesse da Comunicação. Nesta pesquisa, o resultado apontou para um
movimento que revela um distanciamento daquilo que foi apresentado na televisão,
principalmente em termos estilísticos, dando sequência a narrativa desenvolvida na
primeira parte, mas tomando um foco que visa atender um modelo de produção
comercial, não mais atrelado a um cenário nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research covers the process of transition from conventional telenovelas to
streaming telenovelas, considering the role played by Rede Globo in this segment. For
this, the impact of the broadcaster on the popular imagination of Brazilian society in
recent decades is considered especially with regard to the discussions generated by
its serial fiction productions (Lopes, 2021). Based on this, the following question was
asked: in relation to the theme, narrative and stylistic aspects, how have streaming
telenovelas distance (or approximate) themselves from conventional telenovelas? The
general objective of this research was to present the poetics of contemporary serial
fiction on Rede Globo, through a comparison between a conventional telenovela and
a production of the same type directed to streaming. More specifically, the work seeks
to bring discussions about the process of convergence between traditional media and
new communication media; establish criteria for observing themes, narratives and
styles of realizations created primarily for streaming platforms, based on
methodologies used in audiovisual communication studies; and identify the similarities
and differences in the poetics of serial fiction, whether on television or streaming,
through the poetic analysis of the two objects in question: Verdades Secretas (TV
Globo, 2015) and Verdades Secretas II (Globoplay, 2021). The methodology adopts a
qualitative approach, divided in two stages: the first is a bibliographical research, which
seeks to offer a theoretical foundation on the telenovela format and its evolution
(Lopes, 2021), the changes suffered in this convergence process (Jenkins, 2009) and
how serial fiction is manifested within streaming (Mungioli, 2017); the second consists
of analytical research, directed to the previously referenced productions, guided by the
models proposed by Bordwell and Thompson (2013) and by Butler (2018), in film and
television studies, respectively, in addition to other authors who contribute in some way
for the study of the poetics in these works. One can see the interdisciplinarity in the
communion of narrative and style studies, rooted in the area of Literature, with cinema
and audiovisual studies, originated in the Arts, and for the observation of media
products, objects of interest in Communication. In this research, the result pointed to a
movement that reveals a distance from what was presented on television, mainly in
stylistic terms, continuing the narrative developed in the first part, but taking a focus
that aims to meet a commercial production model, no longer tied to a national scenario. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | estudos de televisão | pt_BR |
dc.subject | ficção seriada | pt_BR |
dc.subject | telenovela | pt_BR |
dc.subject | streaming | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.subject | television studies | pt_BR |
dc.subject | serial fiction | pt_BR |
dc.subject | poetics | pt_BR |
dc.title | As verdades secretas da poética televisiva contemporânea: da telenovela convencional à novela de streaming | pt_BR |
dc.title.alternative | The secret truths of contemporary television poetics: from conventional soap operas to streaming soap operas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1698700299077504 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.referee | Lemos, Ligia Maria Prezia | |
puc.referee | Andrade, Eliane Righi de | |
puc.refereeLattes | 4176930105973896 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |