dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia | |
dc.contributor.author | Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T14:04:04Z | |
dc.date.available | 2024-04-11T14:04:04Z | |
dc.date.issued | 2024-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17247 | |
dc.description.abstract | Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta
incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada
de 0,03% e 1,9% da população no que se refere a estudosdos EstadosUnidos e Israel. A criança
com MS se comunica em ambientes confortáveis para ela, como sua casa, mas apresenta
dificuldades em se comunicar em ambientes sociais específicos. Portanto, é importante a
identificação do MS devido às implicações familiares, sociais e educacionais causadas por esse
transtorno. Entretanto, no Brasil, não existem instrumentos para identificar esse tipo de
transtorno, o que deixa psicólogos e outros profissionais desprovidosde critérios objetivos para
sua avaliação, e acabam por utilizar, muitas vezes, instrumentos internacionais sem estudos de
validade para a realidade brasileira. Portanto o objetivo deste estudo foi construir e buscar
evidências de validade para a Escala Brasileira de Mutismo Seletivo (EBSM). Para a construção
da EBSM, foram elaborados itens a partir de estudos sobre a literatura em relação a este
constructo, divididos em 4 áreas a saber: escolar, social, familiar e comorbidades. No estudo 1
desta pesquisa, 4 juízes avaliaram a escala, sendo 1 médico psiquiatra e 3 psicólogos com
experiência de mais de cinco anos na área de MS. Do total de 40 itens que compuseram aescala,
obteve-se o Índice de Concordância (IC): 80% a 100% para 35 itens, 60% a 80% para3 itens e
20 a 40% para 1 item. Os quatro itens que não obtiveram IC entre 80% e 100% foramsubmetidos
a uma segunda avaliação, passando a apresentar o IC de 80% a 100%. Concluiu- se então, que
a segunda versão da escala de MS estava apta ser utilizada no segundo estudo. Os resultados
apresentaram evidências de validade para a estrutura interna da EBMS. Em umasegunda etapa,
no estudo 2, buscou-se evidências de validade da EBMS pela relação com variáveis externas.
Verificou-se se existiam diferenças entre grupos que foram ou não diagnosticados com o MS.
Essa análise foi feita por meio de comparação entre as respostas de 30 pais de crianças e
adolescentes de cada grupo (clínico e não clínico), de ambos os sexos, com idades
compreendidas entre sete e onze anos de idade. O grupo 1 foi composto por pais de crianças
que apresentavam (convidados a participar do estudo por meio de mídias sociais),e o grupo 2
por pais de outras crianças que tinham o diagnóstico de MS alunos de uma escola municipal.
As médias dos pais dos dois grupos foram comparadas pelo teste t-Student. Das 40perguntas
que compuseram a escala, 24 apresentaram diferenças de médias significativas de acordo como
teste t-Student, e em 13 destas respostas, o tamanho do efeito calculado pelo d deCohen foi
considerado Grande (d ≥ 0.8). Os resultados indicaram que a escala possui evidências de
validade para discriminar grupos contrastantes, ou seja, para diferenciar criançasdiagnosticadas
com MS daquelas que não apresentaram quadro de MS. Dessa maneira, pretende-se contribuir
para a avaliação psicológica infanto-juvenil com uma escala construídae validada para a nossa
realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Selective Mutism (SM) is an anxiety disorder in which the individual is unable to speak in
defined social settings and occurs in an approximate prevalence of 0.03% and 1.9% of the
population in studies of United States and Israel. Children with SM communicate in settings
that are comfortable for them, such as their home, but have difficulties communicating in
specific social situations. Therefore, it is important to identify SM due to the family, social and
educational implications caused by such disorder. However, in Brazil, there are no instruments
to identify this type of disorder, which lets psychologists and other professionals without
objective criteria for its assessment, and often end up using international instruments without
validity studies for the Brazilian reality. Therefore, the objective of this study was to build and
seek validity evidence for the Brazilian Selective Mutism Scale (EBSM). To construct the
EBSM, items were created based on studies on the literature in relation to this construct, divided
into 4 areas: school, social, family and comorbidities. In study 1 of this research, 4 judges
evaluated the scale, including 1 psychiatrist and 3 psychologists with more than five years'
experience in the SM area. From the total of 40 items that made up the scale, the following
Agreement Index (CI) was obtained: 80% to 100% for 35 items, 60% to 80% for 3 items and
20 to 40% for 1 item. The four items that did not obtain a CI between 80% and 100%were
subjected to a second evaluation, now presenting a CI of 80% to 100%. It was then concluded
that the second version of the SM scale was suitable for use in the second study. The results
presented evidence of validity for the internal structure of the EBMS. In a second stage, in study
2, evidence of the validity of the EBMS was sought through its relationship withexternal
variables. It was verified whether there were differences between groups that were or were not
diagnosed with SM. This analysis was carried out by comparing the responses of 30 parents of
children and adolescents from each group (clinical and non-clinical), of both sexes, aged
between seven and eleven years old. Group 1 was made up of parents of children who were
diagnosed with SM (invited to participate in the study through social media), and group 2 was
made up of parents of students at a municipal school who didn’t have any formal diagnostic of
SM. The means of the parents’ responses to the questionnaire of the two groups were compared
using the Student's t-test. Of the 40 questions that constitutes the scale, 24 showed significant
mean differences according to the Student's t-test, and in 13 of these answers, the effect size
calculated by Cohen's d was considered Large (d ≥ 0.8). The results indicated that the scale has
evidence of validity to discriminate contrasting groups, that is, to differentiate children
diagnosed with SM from those who did not present it. In this way, we intend to contribute to
the psychological assessment of children and adolescents with a scale constructed and validated
for our reality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mutismo Seletivo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Psicológica | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Selective Mutism | pt_BR |
dc.subject | Psychological Assessment | pt_BR |
dc.subject | Diagnosis | pt_BR |
dc.title | Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian selective mutism scale: construction and evidence of validity | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9604462320762717 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.referee | Andrade, André Luiz Monezi | |
puc.referee | Beato, Ana Filipa Gordino | |
puc.refereeLattes | 3452462942187599 | pt_BR |
puc.refereeLattes | ND | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |