dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Teixeira, Cauê Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T13:55:19Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T13:55:19Z | |
dc.date.issued | 2024-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17256 | |
dc.description.abstract | O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a
estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva
existencial de Educação. A partir da análise da Resolução CNE/CP 02/2019, que estabelece as Diretrizes
Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para formação inicial de professores da educação
básica no Brasil, constatou-se que os fundamentos e propósitos expressos na referida resolução não
respondem ao objetivo proposto. A esse respeito, observou-se que o texto dessa política prioriza o
aspecto da aprendizagem em relação ao ensino, que se define basicamente como uma habilidade técnica
destinada a assegurar um conjunto de aprendizagens previsíveis e mensuráveis, e ao estudo, que é quase
completamente ignorado. Observou-se, também, uma tendência a se considerar os professores como os
principais ou únicos responsáveis por sua formação e atuação profissional, omitindo-se ou se ignorando
as responsabilidades que competem a outros atores políticos e sociais. Essas constatações refletem o
domínio da ideologia neoliberal e da cultura da performatividade sobre a formação docente e sobre os
processos educacionais, bem como evidenciam a urgência e a importância de se pensar em formas de
superar tal domínio. Posteriormente, a partir de ideias formuladas por Gert Biesta, argumentou-se em
favor da importância de se reconhecer e aceitar a Educação como um empreendimento marcado por
riscos, incertezas e imprevisibilidades, que tem como propósitos possibilitar formas educacional e
existencialmente desejáveis de ser e estar no e com o mundo, a partir do desenvolvimento das dimensões
da qualificação, da socialização e da subjectification. Ampliando as proposições feitas pelo educador
neerlandês, defendeu-se a necessidade de que tais propósitos sejam desenvolvidos primeiramente nos
professores, e somente depois nos estudantes, o que ratificou a importância de que haja políticas bem
estruturadas que orientem a formação e a atuação profissional docente. Assim, partindo da ideia de que
o ofício de professor é constituído essencialmente por um aspecto existencial, um aspecto prático e um
aspecto posicional, e reconhecendo a indispensabilidade da tríade ensino, estudo e aprendizagem tanto
para a formação docente quanto para formação discente, elaborou-se um conjunto de fundamentos e
propósitos considerados como os mais apropriados para a estruturação de políticas para a formação de
professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial de Educação. A partir desses
fundamentos e propósitos, formulou-se a seguinte tese: em uma Educação sustentada em e orientada por
uma perspectiva existencial, é essencial que as políticas para a formação docente contemplem, pelo
menos, as categorias do desenvolvimento pessoal e profissional, da preparação e atuação profissional, e
da atitude e postura pessoal e profissional dos professores, as quais correspondem, respectivamente, aos
aspectos existencial, prático e posicional do ofício de professor. Para tanto, é necessário haver o
reconhecimento de que: o risco, a incerteza e a imprevisibilidade são partes inerentes à Educação; o
ensino, o estudo e a aprendizagem são aspectos que compõem uma tríade indispensável à formação e à
atuação profissional docente, bem como à formação discente; é razoável e desejável que essa tríade seja
desenvolvida com base em e guiada por uma Educação existencial, fomentando o desenvolvimento das
dimensões da qualificação, da socialização e da subjectification em professores e estudantes; é
imprescindível que os professores sejam reconhecidos como, e encorajados a serem, potenciais
questionadores, reformuladores e desenvolvedores das políticas educacionais e dos currículos, e não
objetos das prerrogativas expressas nesses documentos. Ademais, é fundamental que os professores
tenham as condições infraestruturais, materiais e de tempo para serem estudiosos, desenvolverem sua
arte de ensinar, e fazer com que seus alunos se tornem estudantes, almejando propósitos educacionais
que não se restrinjam às expectativas de comprovação de aprendizagens previsíveis e mensuráveis, que
possam superar as influências neoliberais e da cultura da performatividade e que fomentem
possibilidades de ser e estar no mundo que sejam existencial e educacionalmente desejáveis. | pt_BR |
dc.description.abstract | The central aim of this thesis was to elaborate a set of foundations and purposes that are appropriate for
structuring policies for teacher education sustained and oriented by an existential perspective on
Education. Through the analysis of the Resolution CNE/CP 02/2019, which establishes the National
Curriculum Guidelines and the Common National Base for the initial formation of basic education
teachers in Brazil, it was found that the foundations and purposes expressed in this resolution do not
respond to the proposed objective. In this regard, it was noted that the text of this policy prioritises the
learning aspect over teaching, which is basically defined as a technical skill designed to ensure a set of
predictable and measurable learning outcomes, and study, which is almost completely ignored. There
was also observed a tendency to consider teachers as the main or only ones responsible for their
formation and professional performance, omitting or ignoring the responsibilities that fall to other
political and social actors. These findings reflect the domain of neoliberal ideology and the culture of
performativity over teacher training and educational processes, as well as highlighting the urgency and
importance of thinking about ways to overcome this domain. Later on, based on ideas formulated by
Gert Biesta, it was argued in favour of the importance of recognising and accepting Education as an
endeavour marked by risks, uncertainties and unpredictability, whose purpose is to enable educationally
and existentially desirable ways of being in and with the world, through the development of the
dimensions of qualification, socialisation and subjectification. Expanding the propositions made by the
Dutch educator, it was defended the necessity for these purposes to be developed first in teachers, and
only afterwards in students, which ratified the importance of having well-structured policies that guide
the formation and the professional performance of teachers. Thus, based on the idea that the teaching
profession is essentially made up of an existential aspect, a practical aspect and a positional aspect, and
recognising the indispensability of the triad teaching, studying and learning for both teacher and student
formation, a set of foundations and purposes that were considered to be the most appropriate for
structuring policies for teacher formation based on and guided by an existential perspective on Education
was drawn up. From these foundations and purposes, the following thesis was formulated: in an
Education sustained and orientated by an existential perspective, it is essential that policies for teacher
education take into account, at least, the categories of personal and professional development,
professional preparation and performance, and the personal and professional attitude and posture of
teachers, which correspond, respectively, to the existential, practical and positional aspects of the
teaching profession. Therefore, it is necessary to recognise that: risk, uncertainty and unpredictability
are inherent parts of Education; teaching, studying and learning are aspects that make up an
indispensable triad for teacher education and professional performance, as well as for student education;
it is reasonable and desirable that this triad is developed on the basis of and guided by an existential
Education, fostering the development of the dimensions of qualification, socialisation and
subjectification in teachers and in students; it is essential that teachers are recognised as, and encouraged
to be, potential enquirers, reformulators and developers of educational policies and the curricula, and
not objects of the prerogatives expressed in these documents. Furthermore, it is essential that teachers
have the infrastructural, material and time conditions to be studious, to develop their art of teaching, and
to make their pupils become students, aiming for educational purposes that are not restricted to the
expectations of proving predictable and measurable learning outcomes, that can overcome neoliberal
influences and the culture of performativity, and that promote the possibilities of being in the world that
are existentially and educationally desirable. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | estudo | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | learning | pt_BR |
dc.subject | public policies in Education | pt_BR |
dc.subject | study | pt_BR |
dc.subject | teacher education | pt_BR |
dc.subject | teaching | pt_BR |
dc.title | Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Trained or qualified teachers? For a sustained teacher training policy in and guided by an existential perspective of Education | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3032566702407269 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Macedo, Elizabeth Fernandes de | |
puc.referee | Adrião, Theresa Maria de Freitas | |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.refereeLattes | 5123689806783161 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3976705366604804 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |