dc.contributor.advisor | Cury, Vera Engler | |
dc.contributor.author | Abreu, Cintia Souza de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T19:44:18Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T19:44:18Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17270 | |
dc.description.abstract | A Organização Mundial de Saúde destaca que a experiência das mulheres com o programa de
acompanhamento no período pré-natal é fundamental para a transformação do cuidado e no
desenvolvimento saudável das famílias e comunidades. Nesse sentido, compreender as
experiências vividas por mulheres e profissionais da saúde no acompanhamento do programa
do período pré-natal implica numa atenção às relações intersubjetivas que se desenvolvem entre
eles. A pesquisa caracterizou-se como um estudo empírico de natureza qualitativa que objetivou
compreender a experiência vivida por mulheres gestantes e por profissionais de saúde em
relação ao programa de acompanhamento do período pré-natal disponibilizado pelo SUS numa
Unidade Básica de Saúde de um município situado no estado de Mato Grosso.
Epistemologicamente, inspirou-se nos conceitos da fenomenologia clássica desenvolvida pelo
filósofo Edmund Husserl e por sua discípula Edith Stein, atualizados pelas contribuições
contemporâneas da filósofa italiana Angela Ales Bello. Teoricamente, apoia-se nos princípios
da Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida pelo psicólogo humanista norte-americano
Carl Rogers. Os participantes foram 11 mulheres gestantes e 12 profissionais de diferentes
especialidades em uma equipe multiprofissional da área da saúde pública. A pesquisadora
realizou 6 encontros dialógicos presenciais nas dependências da Unidade Básica de Saúde, com
três grupos de gestantes e três grupos de profissionais da saúde, com duração aproximada de
1 hora. Os encontros foram iniciados com uma questão norteadora: “gostaria que você
compartilhasse comigo como tem sido a sua experiência no programa de acompanhamento do
período pré-natal”. Após cada encontro, a pesquisadora escreveu uma narrativa compreensiva
contendo suas impressões, sentimentos e ideias a partir da experiência comunicada pelos
participantes. Na etapa seguinte, construíram-se duas narrativas sínteses contendo os elementos
estruturantes do fenômeno, sendo uma sobre os encontros com os grupos de mulheres gestantes
e outra sobre os encontros com os grupos de profissionais. A análise fenomenológica derivada
das narrativas sínteses possibilitou interpretar a experiência vivida por gestantes e por
profissionais da saúde, destacando-se os seguintes elementos estruturantes: 1) estabelecer
interações que facilitem a manifestação das vivências emocionais das gestantes não faz parte
da postura dos profissionais; 2) as relações intersubjetivas entre os profissionais da equipe
constituem um escudo que os protegem das situações externas ameaçadoras; 3) desamparo e
frustração são vivenciados pelos profissionais em função de um desencontro entre as propostas
contidas nos documentos do SUS e as experiências cotidianas na UBS; 4) as vivências
subjetivas das gestantes impactam no processo de adesão ao programa de acompanhamento
durante o período pré-natal; 5) quando os profissionais de saúde assumem atitudes de
consideração, reconhecimento das singularidades e compreensão empática, as gestantes
sentem-se acolhidas e valorizadas como pessoas e isto facilita a emergência de experiências
positivas durante a gestação; 6) os profissionais realizam procedimentos protocolares de
natureza técnica como instrumentos no relacionamento com as gestantes, evitando um
envolvimento afetivo com elas. Destaca-se a necessidade da presença de psicólogos na equipe
de saúde para assegurar uma atenção aos aspectos emocionais vivenciados pelas gestantes e
estimular o desenvolvimento de práticas interdisciplinares inovadoras na perspectiva de uma
assistência humanizada e integral durante o processo de acompanhamento no período pré-natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | The World Health Organization highlights that women's experience with the prenatal follow up program is fundamental for the transformation of care and the healthy development of
families and communities. In this sense, understanding the experiences lived by women and
health professionals in the follow-up of the prenatal program implies attention to the
intersubjective relationships that develop between them.The research was characterized as an
empirical qualitative study, aiming to understand the lived experience of pregnant women and
healthcare professionals regarding the prenatal care program provided by the Unified Health
System (SUS) in a Basic Health Unit in a municipality in the state of Mato Grosso.
Epistemologically, the research was inspired by the concepts of classical phenomenology
developed by philosopher Edmund Husserl and his disciple Edith Stein, updated by the
contemporary contributions of Italian philosopher Angela Ales Bello. Theoretically, the
research is based on the principles of the Person-Centered Approach developed by the
American humanistic psychologist Carl Rogers. Participants included 11 pregnant women and
12 professionals from different specialties in a multidisciplinary public health team. The
researcher conducted six in-person dialogical meetings at the Basic Health Unit, divided into
three groups of pregnant women and three groups of healthcare professionals, each lasting
approximately one hour. Each meeting began with a guiding question: "Would you like to share
with me how your experience has been in the prenatal care program?" After each meeting, the
researcher wrote a comprehensive narrative expressing her impressions, feelings, and ideas
based on the experiences shared by the participants. In the next step, two synthesis narratives
were constructed containing the structural elements of the phenomenon: one about the meetings
with groups of pregnant women and another about the meetings with groups of professionals.
The phenomenological analysis derived from these synthesis narratives allowed for interpreting
the experience lived by pregnant women and healthcare professionals, highlighting structural
elements such as the importance of establishing interactions that facilitate the expression of
emotional experiences by pregnant women and the need for consideration, recognition of
singularities, and empathetic understanding by healthcare professionals. The professionals
perform protocol procedures of a technical nature as instruments in the relationship with the
pregnant women, avoiding an affective involvement with them. The research emphasized the
need for the presence of psychologists in the healthcare team to ensure attention to the
emotional aspects experienced by pregnant women and to promote innovative interdisciplinary
practices, aiming for humanized and comprehensive care during the prenatal period. | pt_BR |
dc.description.abstract | La Organización Mundial de la Salud destaca que la experiencia de las mujeres con el programa
de seguimiento prenatal es fundamental para la transformación de la atención y el desarrollo
saludable de las familias y comunidades. En este sentido, comprender las experiencias vividas
por las mujeres y los profesionales de la salud en el seguimiento del programa prenatal implica
prestar atención a las relaciones intersubjetivas que se desarrollan entre ellas.La investigación
se caracterizó como un estudio empírico de naturaleza cualitativa que tuvo como objetivo
comprender la experiencia vivida por mujeres embarazadas y profesionales de la salud en
relación con el programa de seguimiento del período prenatal proporcionado por el Sistema
Único de Salud (SUS) en una Unidad Básica de Salud en un municipio ubicado en el estado de
Mato Grosso. Epistemológicamente, se inspiró en los conceptos de la fenomenología clásica
desarrollada por el filósofo Edmund Husserl y su discípula Edith Stein, actualizados por las
contribuciones contemporáneas de la filósofa italiana Angela Ales Bello. Teóricamente, se
apoya en los principios de la Abordaje Centrado en la Persona, desarrollada por el psicólogo
humanista estadounidense Carl Rogers. Los participantes fueron 11 mujeres embarazadas y 12
profesionales de diferentes especialidades en un equipo multiprofesional del área de la salud
pública. La investigadora llevó a cabo 6 encuentros dialógicos presenciales en las dependencias
de la Unidad Básica de Salud, con tres grupos de mujeres embarazadas y tres grupos de
profesionales de la salud, con una duración aproximada de 1 hora. Los encuentros comenzaron
con una pregunta orientadora: "¿Te gustaría compartir conmigo cómo ha sido tu experiencia en
el programa de seguimiento del período prenatal?". Después de cada encuentro, la investigadora
escribió una narrativa comprensiva que contenía sus impresiones, sentimientos e ideas a partir
de la experiencia comunicada por los participantes. En la etapa siguiente, se construyeron dos
narrativas síntesis que contenían los elementos estructurales del fenómeno, una sobre los
encuentros con los grupos de mujeres embarazadas y otra sobre los encuentros con los grupos
de profesionales. El análisis fenomenológico derivado de las narrativas síntesis permitió
interpretar la experiencia vivida por las mujeres embarazadas y los profesionales de la salud,
destacando los siguientes elementos estructurantes: 1) establecer interacciones que faciliten la
manifestación de las vivencias emocionales de las mujeres embarazadas no forma parte de la
postura de los profesionales; 2) las relaciones intersubjetivas entre los profesionales del equipo
constituyen un escudo que los protege de las situaciones externas amenazadoras; 3) desamparo
y frustración son vividos por los profesionales debido a un desencuentro entre las propuestas
contenidas en los documentos del SUS y las experiencias cotidianas en la UBS; 4) las vivencias
subjetivas de las mujeres embarazadas impactan en el proceso de adhesión al programa de
seguimiento durante el período prenatal; 5) cuando los profesionales de la salud asumen
actitudes de consideración, reconocimiento de las singularidades y comprensión empática, las
mujeres embarazadas se sienten acogidas y valoradas como personas, lo que facilita la
emergencia de experiencias positivas durante el embarazo; 6) Los profesionales realizan
procedimientos protocolarios de carácter técnico como instrumentos en la relación con las
gestantes, evitando una afectación afectiva con ellas. Se destaca la necesidad de la presencia de
psicólogos en el equipo de salud para asegurar una atención a los aspectos emocionales vividos
por las mujeres embarazadas y estimular el desarrollo de prácticas interdisciplinarias
innovadoras en la perspectiva de una asistencia humanizada e integral durante el proceso de
seguimiento en el período prenatal | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | programa de acompanhamento de pré-natal | pt_BR |
dc.subject | relações intersubjetivas | pt_BR |
dc.subject | atenção psicológica | pt_BR |
dc.subject | abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.subject | pesquisa fenomenológica | pt_BR |
dc.subject | prenatal care program | pt_BR |
dc.subject | intersubjective relationships | pt_BR |
dc.subject | psychological attention | pt_BR |
dc.subject | person-centered approach | pt_BR |
dc.subject | phenomenological research | pt_BR |
dc.subject | programa de seguimiento prenatal | pt_BR |
dc.subject | relaciones intersubjetivas | pt_BR |
dc.subject | atención psicológica | pt_BR |
dc.subject | enfoque centrado en la persona | pt_BR |
dc.subject | investigación fenomenológica | pt_BR |
dc.title | A experiência vivida por gestantes e profissionais da rede pública no programa de acompanhamento ao período pré-natal | pt_BR |
dc.title.alternative | The experience of pregnant women and public health professionals in the prenatal monitoring program | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8037043052667869 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.referee | Granato, Tania Mara Marques | |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Feijoo, Ana Maria Lopes Calvo de | |
puc.referee | Brito, Rosa Angela Cortez de | |
puc.refereeLattes | 0103267726544713 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | ND | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3091394100247643 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |