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dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorCarvalho, Tatiana Oliveira de
dc.date.accessioned2024-04-22T12:26:23Z
dc.date.available2024-04-22T12:26:23Z
dc.date.issued2024-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17272
dc.description.abstractAvaliar a criatividade é relevante para estimular seu desenvolvimento em diversos contextos. A pesquisa objetivou investigar qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Versão Adolescentes e Adultos - TCF-AA junto a população do Maranhão. Foi realizada em cinco etapas, com objetivos específicos. O primeiro estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna e determinação da precisão por meio da consistência interna: participaram 363 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições de ensino públicas e privadas de São Luís/Maranhão e de comunidades quilombolas do interior do estado, os quais responderam ao TCF-AA. A análise fatorial confirmatória não se mostrou adequada, tendo sido realizada análise fatorial exploratória, por meio da qual foi encontrada uma estrutura fatorial de quatro fatores como esperado, porém, a forma como as características criativas foram agrupadas se diferenciou da encontrada na amostra geral do TCF-AA. A precisão por meio da consistência interna indicou valores adequados (pontuação total: ω=0,817). O segundo estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo o mesmo construto: participaram 91 estudantes de Ensino Médio, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e ao teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Foram reveladas associações de magnitude próxima a r = 0,50, confirmando a validade concorrente entre as medidas. O terceiro estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo construto relacionado: participaram 97 estudantes universitários, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e Matrizes Progressivas Avançadas de Raven. Foram encontradas correlações positivas, porém fracas, tal como esperado, entre as pontuações totais dos testes (r = 0,240; p = 0,018). O quarto estudo investigou influência de variáveis sociodemográficas no desempenho criativo: participaram 285 estudantes de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA. Constataram-se influência significativa do nível de escolaridade e tipo de escola e ausência de influência do sexo no desempenho criativo. O quinto estudo investigou influência da cultura quilombola na criatividade: participaram 149 estudantes, de ambos os sexos, do Ensino Médio de escolas públicas, respondendo ao TCF-AA. Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo quilombola e os demais participantes. Os estudos indicaram resultados satisfatórios no que diz respeito às evidências de validade e precisão do TCF-AA em amostra do Maranhão.pt_BR
dc.description.abstractCreativity should be assessed in a variety of contexts to stimulate its development. In this study, evidence of validity of the Figural Creativity Test Adolescent and Adult Version - TCF-AA was investigated among the population of the State of Maranhão. The study was conducted in five stages that corresponded to specific objectives. Study 1) evidence of validity based on the internal structure and determining precision through internal consistency: In the interior of the state, 363 students, both sexes, from high school and college institutions, as well as public and private institutions, took part in the TCF-AA survey. As expected, a factorial structure of four factors was found, however, the way that the creative characteristics were grouped differed from that found in the general TCF-AA sample. A measure of precision through internal consistency indicated that the values were considered sufficient (total score: ω=0.817). Study 2) Evidence of validity based on a relation between the TCF-AA and Torrance Thinking Creatively with Figures: 91 high school students, both sexes, from public and private institutions in São Luis completed both tests. Concurrent validity was confirmed by associations close to r = 0.50. Study 3) Validity based on the relationship with an external variable measuring a related construct: 97 students from public and private institutions in Sao Luis participated and completed the TCF-AA and Raven's Advanced Progressive Matrices. Positive correlations were found between total test scores (r = 0.240; p = 0.018); Study 4) Influence of sociodemographic variables on creative performance: 285 high school and college students, both sexes, from public and private institutions in São Luís responded to the TCF-AA. Educational level and type of school have a significant impact on creativity performance, according to the results. Gender was not a significant variable; Study 5) Influence of quilombola culture on creative performance: 149 students, both sexes, from public high school responded to the TCF-AA. There were no significant differences between the quilombola group and the other participants in the study. The study indicated satisfactory results in terms of the evidence of validity and precision of the TCF-AA in a sample from Maranhão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectavaliação psicológicapt_BR
dc.subjectcriatividadept_BR
dc.subjectvalidação de testept_BR
dc.subjectpsychological assessmentpt_BR
dc.subjectcreativitypt_BR
dc.subjecttest validationpt_BR
dc.titleTeste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeFigural creativity test, adolescent and adult version: psychometric studies with the population of the state of Maranhãopt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes0523928792962022pt_BR
puc.advisorLattes8092049870780985pt_BR
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeMessias, João Carlos Caselli
puc.refereeVirgolim, Angela Mágda Rodrigues
puc.refereeAlves, Rauni Jandé Roama
puc.refereeLattes8649532766623043pt_BR
puc.refereeLattes7861317602243394pt_BR
puc.refereeLattes6738239759772816pt_BR
puc.refereeLattes4766101006250288pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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