dc.contributor.advisor | Nakano, Tatiana de Cássia | |
dc.contributor.author | Carvalho, Tatiana Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T12:26:23Z | |
dc.date.available | 2024-04-22T12:26:23Z | |
dc.date.issued | 2024-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17272 | |
dc.description.abstract | Avaliar a criatividade é relevante para estimular seu desenvolvimento em diversos contextos.
A pesquisa objetivou investigar qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural
Versão Adolescentes e Adultos - TCF-AA junto a população do Maranhão. Foi realizada em
cinco etapas, com objetivos específicos. O primeiro estudo buscou evidências de validade com
base na estrutura interna e determinação da precisão por meio da consistência interna:
participaram 363 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições
de ensino públicas e privadas de São Luís/Maranhão e de comunidades quilombolas do interior
do estado, os quais responderam ao TCF-AA. A análise fatorial confirmatória não se mostrou
adequada, tendo sido realizada análise fatorial exploratória, por meio da qual foi encontrada
uma estrutura fatorial de quatro fatores como esperado, porém, a forma como as características
criativas foram agrupadas se diferenciou da encontrada na amostra geral do TCF-AA. A
precisão por meio da consistência interna indicou valores adequados (pontuação total:
ω=0,817). O segundo estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável
externa medindo o mesmo construto: participaram 91 estudantes de Ensino Médio, de ambos
os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e
ao teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Foram reveladas associações de
magnitude próxima a r = 0,50, confirmando a validade concorrente entre as medidas. O terceiro
estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo
construto relacionado: participaram 97 estudantes universitários, de ambos os sexos, de
instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e Matrizes
Progressivas Avançadas de Raven. Foram encontradas correlações positivas, porém fracas, tal
como esperado, entre as pontuações totais dos testes (r = 0,240; p = 0,018). O quarto estudo
investigou influência de variáveis sociodemográficas no desempenho criativo: participaram 285
estudantes de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas
de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA. Constataram-se influência significativa do
nível de escolaridade e tipo de escola e ausência de influência do sexo no desempenho criativo.
O quinto estudo investigou influência da cultura quilombola na criatividade: participaram 149
estudantes, de ambos os sexos, do Ensino Médio de escolas públicas, respondendo ao TCF-AA.
Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo quilombola e os demais
participantes. Os estudos indicaram resultados satisfatórios no que diz respeito às evidências de
validade e precisão do TCF-AA em amostra do Maranhão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Creativity should be assessed in a variety of contexts to stimulate its development. In this study,
evidence of validity of the Figural Creativity Test Adolescent and Adult Version - TCF-AA
was investigated among the population of the State of Maranhão. The study was conducted in
five stages that corresponded to specific objectives. Study 1) evidence of validity based on the
internal structure and determining precision through internal consistency: In the interior of the
state, 363 students, both sexes, from high school and college institutions, as well as public and
private institutions, took part in the TCF-AA survey. As expected, a factorial structure of four
factors was found, however, the way that the creative characteristics were grouped differed
from that found in the general TCF-AA sample. A measure of precision through internal
consistency indicated that the values were considered sufficient (total score: ω=0.817). Study
2) Evidence of validity based on a relation between the TCF-AA and Torrance Thinking
Creatively with Figures: 91 high school students, both sexes, from public and private
institutions in São Luis completed both tests. Concurrent validity was confirmed by associations
close to r = 0.50. Study 3) Validity based on the relationship with an external variable measuring
a related construct: 97 students from public and private institutions in Sao Luis participated and
completed the TCF-AA and Raven's Advanced Progressive Matrices. Positive correlations were
found between total test scores (r = 0.240; p = 0.018); Study 4) Influence of sociodemographic
variables on creative performance: 285 high school and college students, both sexes, from
public and private institutions in São Luís responded to the TCF-AA. Educational level and
type of school have a significant impact on creativity performance, according to the results.
Gender was not a significant variable; Study 5) Influence of quilombola culture on creative
performance: 149 students, both sexes, from public high school responded to the TCF-AA.
There were no significant differences between the quilombola group and the other participants
in the study. The study indicated satisfactory results in terms of the evidence of validity and
precision of the TCF-AA in a sample from Maranhão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | criatividade | pt_BR |
dc.subject | validação de teste | pt_BR |
dc.subject | psychological assessment | pt_BR |
dc.subject | creativity | pt_BR |
dc.subject | test validation | pt_BR |
dc.title | Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão | pt_BR |
dc.title.alternative | Figural creativity test, adolescent and adult version: psychometric studies with the population of the state of Maranhão | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0523928792962022 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.referee | Wechsler, Solange Muglia | |
puc.referee | Messias, João Carlos Caselli | |
puc.referee | Virgolim, Angela Mágda Rodrigues | |
puc.referee | Alves, Rauni Jandé Roama | |
puc.refereeLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7861317602243394 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6738239759772816 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4766101006250288 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |