Atuação fonoaudiológica com cantores coralistas:revisão integrativa de literatura
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Oliveira, Iara Bittante deData de publicação
10/06/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Introdução: O canto coral é conceituado como um conjunto de cantores que realizam peças em uníssono ou em polifonia, podendo ser amadores ou profissionais. A progressiva atividade sobre voz cantada e o papel promotor de saúde da fonoaudiologia têm realizado vários estudos no sentido de instruir cantores quanto à manutenção da saúde vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura para identificar, organizar e analisar fatores associados às disfonias presentes em cantores de canto coral, destacando-se procedimentos de intervenção fonoaudiológica para tais casos. Utilizou se as bases de dados SciELO, LILACS e PUB MEDLINE, o primeiro no idioma português, o segundo em espanhol e em inglês e o terceiro em inglês, com descritores e palavras chave relacionadas. Como critérios de seleção de inclusão foram aceitos estudos que relacionem cantores de canto coral com disfonias e, como critérios de exclusão, a indisponibilidade de texto completo online, estudos que não correlacionaram a atividade com esse sintoma, duplicatas e estudos que já eram revisão integrativa de literatura. Resultados e Comentários: Os estudos selecionados mostraram predomínio de disfonias funcionais como as mais presentes em cantores coralistas. Dentre os sintomas prevalentes do mau uso da voz referidos pelos coralistas destacaram-se a rouquidão, o pigarro, a tosse seca, a fadiga vocal e a falha em notas agudas e a alteração na respiração (incoordenação pneumofonoarticulatória). A atuação fonoaudiológica esteve voltada a processos avaliativos das vozes, mostrando, portanto, escassez de pesquisas que abordem eficácia de exercícios de aquecimento e desaquecimento em coralistas, bem como procedimentos terapêuticos para tais pessoas. Considerações Finais: Os coralistas exercem o canto coral por horas consecutivas, muitas vezes sem preparo vocal adequado. O tempo restrito para a execução de exercícios vocais visando o aquecimento e desaquecimento da voz, bem como procedimentos de informação sobre cuidados da voz mostram-se bastante restritos nas publicações científicas. Embora os estudos identifiquem alta prevalência de queixas e sintomas vocais, parece que pelo menos, ao nível de produção científica revela-se importante escassez de estudos que possibilitem a prática fonoaudiológica com base em evidências científicas. A prática fonoaudiológica tem ação educativa, que deve ser refletida como um processo de educação em saúde. Assim, o diálogo entre o fonoaudiólogo, professores de canto, preparadores vocais, regentes e médico otorrinolaringologista torna-se relevante, indispensável, minimizar agravantes, mitigando complicações.
Introduction: Choral singing is conceptualized as a group of singers who perform pieces in unison or polyphony and may be amateurs or professionals. The progressive activity on singing voice the health-promoting role of speech therapy have carried out several studies to instruct singers on how to maintain vocal health. Objective: Identify, organize, and analyze the factors associated with functional dysphonia in choral singers, proposing a literature review on speech therapy, highlighting speech therapy intervention. Methods: Using electronic searches on the SciELO, LILACS and PUB Medline platform/database as a research strategy, the first in Portuguese, the second in Spanish and the third in English, with related that relate descriptors and keywords. As inclusion selection criteria, studies were accepted that relate choral singers with dysphonia and, as exclusion criteria, the unavailability of full text online, studies that did not correlate the activity with this symptom, duplicates ad studies that were already an integrative review of literature. Results and Commentaries: The selected studies showed a predominance of functional dysphonia as the most common in choral singers. Speech therapy work was focused on voice evaluation processes, therefore showing a lack of research that addresses the effectiveness of warm up and cool-down exercises in choristers, as well as therapeutic procedures for such people. Among the prevalent symptoms of voice misuse reported by choristers, hoarseness, clearing of the throat, dry cough, vocal fatigue, failure to deliver high notes stood out and pneumophonoarticulatory incoordination. Final Commentaries: Choir singers perform choral singing for consecutive hours, often without adequate vocal preparation. The restricted time for performing vocal exercises aimed at warning up and cooling down the voice, as well as information procedures on voice care, are quite restricted in scientific publications. Although studies identify a high prevalence of vocal complaints and symptoms, it seems that at least, at the level of scientific production there is a significant lack of studies that enable speech therapy practice based on scientific evidence. Speech therapy practice has an educational action, which must be reflected as a health education process. Thus, dialogue between speech therapists, singing teachers and a multidisciplinary team is important to minimize aggravating factors, and mitigate complications.
Palavras-chave
VozDisfonia
Coro
Coralistas
Fonoterapia
Voice
Dysphonia
Choir
Choral Singer
Speech therapy