dc.contributor.advisor | Nakano, Tatiana de Cássia | |
dc.contributor.author | Abreu, Isabel Cristina Camelo de | |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T18:32:33Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T18:32:33Z | |
dc.date.issued | 2024-05-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17361 | |
dc.description.abstract | O avanço da sociedade, a transformação tecnológica, bem como a exigência de soluções
rápidas aos problemas, tem feito com que a criatividade assuma grande importância nos
mais variados contextos. Nesse contexto, a dissertação investigou as qualidades
psicométricas do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCF-AA) para uso em idosos. O
teste é composto por duas atividades, que deverão ser respondidas sob a forma de
desenhos, a partir de estímulos pouco definidos. Avalia 12 características, agrupadas em
quatro fatores (Enriquecimento de Ideias, Aspectos Externos, Aspectos Cognitivos e
Aspectos Emocionais). Quatro estudos foram realizados, sendo que os dois primeiros
envolveram amostras de diferentes idades, incluindo idosos e, os demais, somente idosos.
O primeiro estudo visou a elaboração da lista de frequência de respostas comumente
apresentadas pelos respondentes, para cada atividade e estímulo. Aquelas que foram
fornecidas por mais de 5% da amostra foram consideradas comuns e, portanto, não devem
ser pontuadas na característica de originalidade. O mesmo tipo de análise foi conduzido
em subamostras, de acordo com a faixa etária (14 a 20 anos, 21 a 40 anos, 41 a 59 anos e
maior do que 60 anos). O segundo estudo buscou analisar os itens do teste, a partir da
Teoria de Resposta ao Item. A amostra foi composta por 793 participantes, com idades
entre 14 e 87 anos (M = 29,8 anos; DP = 20,5), 52,7% do sexo feminino e diferentes
níveis de escolaridade, provenientes de duas regiões do Brasil (nordeste = 355 e sudeste
= 438). Os resultados indicaram que as características de originalidade, fantasia,
expressão de emoção e uso de contexto são as que apresentam maior nível de dificuldade
para serem pontuadas e, portanto, melhor diferenciam indivíduos com maior potencial
criativo. O terceiro estudo buscou investigar as evidências de validade com base em
critério externo do tipo concorrente, a partir da comparação do resultado no TCF-AA com
outro teste de avaliação da criatividade (Teste Pensando Criativamente com Figuras de
Torrance - PCFT). A amostra foi composta por 107 sujeitos, com idades entre 60 e 87
anos (M = 68,83; DP = 6,45), 76,6% do gênero feminino e diferentes níveis de
escolaridade. Os resultados indicaram que, entre o total do TCF-AA e do PCFT
apresentaram correlação positiva e significativa (r = 0,575; p < ,001) confirmando o tipo
de evidência de validade investigada. Outras correlações entre os fatores do TCF-AA e
os índices criativos figurais do teste de Torrance também se mostraram significativas. O
quarto estudo buscou investigar a precisão do instrumento por meio do teste e reteste. A
amostra foi composta por 179 sujeitos, com idades entre 14 e 80 anos (M = 40,22; DP =
19,26), a maioria do sexo feminino e diferentes níveis de escolaridade. As aplicações
foram feitas com intervalo de 15 dias. As pontuações entre os dois momentos foram
comparadas por meio da correlação de Spearman e indicaram valor positivo e
significativo no total do teste (r = 0,674; p< 0,001) e, entre os fatores, variou entre r =
0,334 e r = 0,668. A mesma análise foi repetida separando-se os participantes de acordo
com a faixa etária. O teste de diferença de média Wilcoxon foi aplicado e indicou
diferenças significativas em algumas faixas etárias do fator 1, 3 e pontuação total, sempre
com médias mais altas no momento do reteste. De modo geral, podemos verificar que os
objetivos foram atingidos, de modo a somar estudos de investigação das qualidades
psicométricas ao instrumento, indicando sua adequação para uso em idosos.
Considerando-se o número restrito de testes que possuem amostra normativa que inclui
idosos, os estudos aqui apresentados podem ampliar as possibilidades de avaliação válida
e precisa dessa população. | pt_BR |
dc.description.abstract | The advancement of society, technological developments, and the need for quick
solutions to problems have all contributed to the increased importance of creativity in a
variety of settings. This dissertation examined the psychometric properties of the
Children's Figural Creativity Test (TCF-AA) for use with elderly individuals. This test
consists of two activities in which the answers must be provided as drawings, using poorly
defined stimuli. A total of 12 characteristics are evaluated, which are grouped into four
categories (Idea Enrichment, External Aspects, Cognitive Aspects, and Emotional
Aspects). There were four studies conducted, with the first two involving samples of
different ages, including elderly individuals, and the other two involving only elderly
individuals. The first study aimed to compile a frequency list of responses commonly
presented by respondents in response to each activity and stimulus. As a result, those that
were provided by more than 5% of the sample were considered as common and should
not be considered for the originality characteristic. A similar type of analysis was
conducted on subsamples based on age group (14- to 20-year-olds, 21- to 40-year-olds,
41- to 59-year-olds, and over 60 years old). In the second study, the test items were
analyzed based on the item response theory. In total, there were 793 participants, aged 14
to 87 years (M = 29.8 years; SD = 20.5), 52.7% female, and with varying educational
levels, from two regions of Brazil (north = 355 and southeast = 438). Results indicate that
originality, fantasy, emotion, and context are those characteristics that present the greatest
level of difficulty to score and, therefore, better differentiate those with greater creativity.
As part of the third study, the results of the TCF-AA were compared with the results of
another creativity assessment test (Thinking Creatively with Figures by Torrance -
TCFT). The sample consisted of 107 subjects aged 60 to 87 years (M = 68.83; SD = 6.45),
76.6% of whom were female and with varied levels of education. Results indicated that
the TCF-AA total and TCFT total showed a significant positive correlation (r = 0.575; p
0.001), confirming the validity evidence. The TCF-AA factors and the figural creative
indices of the Torrance test also showed significant correlations. In the fourth study, the
reliability of the instrument was examined through testing and retesting. This study
included 179 subjects ranging in age from 14 to 80 years (M = 40.22; SD = 19.26), the
majority of whom were females and had various levels of education. A 15-day interval
was observed between applications. Using Spearman correlation, the scores between the
two moments were compared, indicating a significant positive correlation in the total test
(r = 0.674; p 0.001), while it varied between factors (r = 0.334 to r = 0.668). We
repeated the same analysis, dividing participants by age group. The Wilcoxon mean
difference test was applied and indicated significant differences in some age groups of
factors 1, 3 and total score, always with higher means at the time of retest. In general, we
can conclude that the objectives were met, enabling us to conduct research on the
psychometric qualities of the instrument, indicating its appropriateness for use with older
adults. Considering the limited number of tests that have a normative sample that includes
elderly people, the studies presented here can enhance the possibilities of valid and
accurate assessment of this population. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicometria. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Psicológica | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Potencial Criativo | pt_BR |
dc.subject | Creative Potential | pt_BR |
dc.subject | Aging | pt_BR |
dc.subject | Psychological Assessment | pt_BR |
dc.subject | Psychometry | pt_BR |
dc.title | Teste de criatividade figural: investigação das qualidades psicométricas para uso em idosos | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7208192873490770 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.referee | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Rondini, Carina Alexandra | |
puc.referee | Machado, Wagner de Lara | |
puc.refereeLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3934557874525508 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5116682938541081 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |