Show simple item record

dc.contributor.authorHergesel, João Paulo
dc.contributor.authorSouza, Ana Luiza Bruzadelli de
dc.contributor.authorRezende, Marina Bernardino
dc.contributor.authorSecco, Taís Siqueira
dc.contributor.authorFukuoka, Valentina Morita
dc.date.accessioned2024-11-14T14:26:25Z
dc.date.available2024-11-14T14:26:25Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17420
dc.description.abstractEste estudo parte da noção da importância da língua como elemento caro à identidade cultural, trazendo como foco o contexto da lusofonia. Ao detalhar uma atividade realizada na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, este trabalho, estruturado no gênero relato de experiência, descreve como estudantes investigaram as características de cada território lusófono e a instauração da língua portuguesa nesses lugares, promovendo um intercâmbio cultural e reflexões sobre identidades linguísticas. Utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, os alunos exploraram a diversidade cultural, histórica e linguística dos países lusófonos, oferecendo uma visão mais profunda e apreciativa da lusofonia. Como corpo teórico, foram acionados os estudos de Ribeiro, Pacheco e Machado (2023), Pimenta, Ribeiro e Moreira (2023) e Conte (2008), agregados a outros autores. Em síntese, as apresentações forneceram um intercâmbio pelas terras lusófonas em forma de narrativa verbo-visual, proporcionando uma compreensão apreciativa da diversidade cultural, linguística e histórica dos países lusófonos, reforçando a importância do diálogo intercultural e da cooperação global.pt_BR
dc.description.abstractThis study stems from the notion of the importance of language as a cherished element of cultural identity, focusing on the context of Lusophony. By detailing an activity carried out at the Faculty of Letters of the Pontifical Catholic University of Campinas, this work, structured in the genre of experience report, describes how students investigated the characteristics of each Lusophone territory and the establishment of the Portuguese language in these places, promoting cultural exchange and reflections on linguistic identities. Using active methodologies such as project-based learning and flipped classroom, students explored the cultural, historical, and linguistic diversity of Lusophone countries, offering a deeper and more appreciative view of Lusophony. As theoretical framework, studies by Ribeiro, Pacheco, and Machado (2023), Pimenta, Ribeiro, and Moreira (2023), and Conte (2008) were employed, along with other authors. In summary, the presentations provided an exchange through Lusophone lands in a verb-visual narrative form, offering an appreciative understanding of the cultural, linguistic, and historical diversity of Lusophone countries, reinforcing the importance of intercultural dialogue and global cooperation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Prâksispt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLusofoniapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectLusophonypt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.titlePráticas de linguagem, identidades e lusofonia: experiências com aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertidapt_BR
dc.title.alternativeLanguage practices, identities, and lusophony: experiences with project-based learning and flipped classroompt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25112/rpr.v2.3824pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
dc.identifier.lattes7890654275812789pt_BR
dc.identifier.lattes1258637945362089pt_BR
dc.identifier.lattes3653325724739041pt_BR
dc.identifier.lattes2885488504059958pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record