Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 234-253 de 710
-
O direito à saúde e a pandemia no cárcere
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)O maior desafio sanitário do século XXI em escala mundial é a pandemia Covid-19, em razão de uma doença respiratória provocada pelo vírus SARS-CoV2, cuja transmissibilidade facilmente se dá de pessoa a pessoa de forma ... -
Direito educacional em cursos de direito de Campinas: o que pensam os discentes e coordenadores
(PUC-Campinas, 2019-02-27)Compreende-se como Direito Educacional o ramo específico da Ciência Jurídica capaz de estabelecer conceitos, princípios e normas próprios para regulamentação da relação educacional, seja entre pessoas físicas, pessoas ... -
O direito fundamental ao acesso à ordem jurídica justa e os CEPs esqucidos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)Esta pesquisa tem como ponto de partida levantamento preliminar realizado pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), o qual identificou que os endereços das partes (autores e réus) em processos judiciais cíveis ... -
Direito internacional e a imigração laboral
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)O presente trabalho visa abordar aspectos conceituais, históricos, legais e críticos da imigração laboral no contexto da relação entre Brasil e Canadá. Estabelecendo um Direito Comparado pormenorizado entre as legislações ... -
Diretrizes internacionais e possíveis contribuições às vítimas do isolamento compulsório de hanseníase no Brasil e seus familiares
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)A presente pesquisa tem como objetivo analisar diretrizes internacionais do sistema global da ONU e do sistema interamericano que possam fornecer elementos consistentes para a reparação integral às vítimas das graves ... -
Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os ... -
Dispositivo, Pessoa e Comunidade em Giorgio Agamben e Roberto Esposito
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A presente dissertação aprofunda a relação entre os pensadores Giorgio Agamben e Roberto Esposito sobre o que diz respeito à leitura crítica da Teologia Política. Como horizonte, objetivou-se o conceito de dispositivo ... -
Disseminação e proteção de informações no processo de inovação tecnológica: um estudo do contexto regulatório aplicado ao caso brasileiro
(PUC-Campinas, 2005-04-19)O presente estudo trata da proteção e da disseminação da inovação tecnológica com base na concessão de patentes, na transferência de tecnologia e no segredo como instrumentos de poder para, em seguida, analisá-los à luz ... -
Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem
(PUC-Campinas, 2021-11-26)Essa dissertação analisa o trabalho relativo à temática de divisão/fração na fase introdutória de seu ensino com crianças de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica da rede municipal de ensino ... -
Dogma e liberdades individuais na teologia de Joseph Ratzinger/Bento XVI
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)O Concílio Vaticano II propôs uma postura renovada da Igreja perante a modernidade, pautada pelo diálogo, pela abertura, pela esperança e pela reconciliação. O objetivo desta pesquisa é compreender essa relação entre ... -
Doutorados profissionais em educação física: tendências em universidades de classe mundial (UCM)
(PUC-Campinas, 2020-12-10)Essa dissertação traçou o perfil do doutorado profissional (DP) em Educação Física (EF) no Brasil e no contexto mundial, utilizando um dos principais rankings acadêmicos internacionais: Academic Ranking of World University ... -
O ecumenismo Pós-Vaticano II: o macroecumenismo latino-americano e as implicações no magistério de Francisco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-21)A convivência com o diferente é algo muito presente nos tempos atuais. Contudo, a dificuldade de estar em unidade com aqueles que não coadunam com o mesmo modo de vida tem se explicitado cada vez mais com a intolerância. ... -
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
(PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
(PUC-Campinas, 2016-02-03)A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-23)O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
(PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
Educação e pobreza: análises a partir das cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006-2014)
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O Programa Bolsa Família (PTR), criado em 2003, é um programa de transferência de renda federal, em que seus beneficiários devem garantir a frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 a 15 anos e 75% para ...