Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 20
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
(PUC-Campinas, 2005-12-15)
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ...
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
(PUC-Campinas, 2005-11-30)
Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ...
Disseminação e proteção de informações no processo de inovação tecnológica: um estudo do contexto regulatório aplicado ao caso brasileiro
(PUC-Campinas, 2005-04-19)
O presente estudo trata da proteção e da disseminação da inovação tecnológica com base na concessão de patentes, na transferência de tecnologia e no segredo como instrumentos de poder para, em seguida, analisá-los à luz ...
A trajetória dos programas oficiais de leitura e da biblioteca pública no Brasil durante o período de 1937-2004
(PUC-Campinas, 2005-12-07)
Apresentação da trajetória dos programas de leitura e da Biblioteca Pública no Brasil, através das leis e decretos que os instituíram e os reconheceram oficialmente, considerando-se as leis como objeto de análise, por se ...
Compartilhamento de recursos de aprendizagem e pesquisa: estudo de consórcios acadêmicos de periódicos eletrônicos
(PUC-Campinas, 2005-12-12)
Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de acesso e uso dos recursos eletrônicos de informação, em particular dos periódicos disponibilizados por meio de consórcios. Para tanto, estabeleceu-se como objeto de ...
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
(PUC-Campinas, 2005-11-18)
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ...
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2005-07-17)
Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ...
Informação utilizada nos processos decisórios de gestores universitários: estudo de caso na PUC-Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2005-08-29)
Sabe-se que o uso efetivo da informação está intimamente ligado à qualidade que se pode fazer para a sua articulação, recuperação e disseminação. Necessária tanto para ajudar a identificar problemas quanto para solucioná-los, ...
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)
O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ...
Integração da lógica nebulosa à recuperação de informação em data warehouse
(PUC-Campinas, 2005-06-28)
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a integração da lógica nebulosa às tecnologias de data warehouse . Objetiva, especificamente, propor, com base nas teorias e práticas da Ciência da informação, um modelo ...