Mivery – M-commerce e o consumo no cotidiano
Autor
Paulella Júnior, Claudio Luiz
Marineli, Murilo
Orientador
Vasconcelos, André Luiz OlzonData de publicação
04/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Consumir produtos necessários para o cotidiano é uma tarefa presente na vida de todos os seres humanos e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais os estabelecimentos estão procurando realizar essa migração para o digital. Pesquisas apontam a existência de poucos aplicativos que oferecem esse tipo de serviço de consumo no interior de São Paulo, ou seja, um meio que ainda não substitui a ação de realizar compras de supermercado presencialmente. Nesse contexto, este projeto também é importante por ter seu desenvolvimento efetuado em 2020, ano marcado pela pandemia do coronavírus, fato que implica ainda mais na relevância da demanda deste serviço. Portanto, este trabalho de conclusão de curso visa, através de pesquisas, estudos, análises e aplicações de design, tanto compreender o cenário do m-commerce para produtos essenciais, como potencializar por meio do Design Digital uma mediação no cotidiano de consumo desse público. Sendo assim, trata-se de uma ação projetual criada a partir de pesquisas teóricas referenciadas, principalmente, por Bauman (2008), Bonsiepe (1997), Norman (2006), e Volpi (2007); nos estudos metodológicos em design, de Garret (2011); e de Design Thinking, de Vianna et al., 2012. As pesquisas e os testes com usuários apontaram a necessidade e o interesse que o público tem por aplicativos que realizam esse serviço, sendo notada a oportunidade de sua viabilização. This work aims to understand the scenario of m-commerce for essential products and to enhance the through the digital design a mediation in the daily consumption of this audience considering previous studies, analyzes and design applications. The consumption of essential products for every day is a task present in the lives of all humans and with the advancement of technology every day more establishments are looking to carry out this migration to digital sales. Research points to the existence of few applications that offer this type of consumer service in the interior of São Paulo. In other words, the services available still do not replace the need to make supermarket purchases in person. In this context, this project is also important for having its development carried out in 2020, a year marked by the Coronavirus pandemic, a fact that implies even more in the relevance of the demand for this service. Therefore, it is a project action created from theoretical research referenced by Bauman (2008), Bonsiepe (1997), Norman (2006) and Volpi (2007); from methodological studies in design, by Garret (2011); and from Design Thinking, by Vianna et al., 2012. Researches and tests with users pointed out the need and the interest of the public for applications that perform this type of service. Because of that was noticed the opportunity to make it feasible.
Palavras-chave
ConsumoTecnologia
Design digital
Cotidiano
Pandemia
Consumption
Technology
Digital design
Daily
Pandemic