Equinosso: sustentabilidade para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital
Autor
Barbosa, Flávia Roberta Neves
Carvalho, Nicolas Olivier Santos Viteli
Krol, Vitor Henrique Amorim
Orientador
Ardinghi, Maria BeatrizData de publicação
12/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este projeto propõe um conjunto de ações com o objetivo de levar ideais sustentáveis para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital. Para guiar estas ações a pesquisa foi dividida em três áreas do conhecimento, sendo elas Sustentabilidade, Moda e Design. Por meio da estruturação do projeto com base no método Design Thinking, surgiu o Equinosso, que busca levar consumidores a repensar sua relação com e o valor que estes dão à suas vestimentas. Como parte da etapa de imersão foi desenvolvida uma pesquisa da relação do consumo de moda e a responsabilidade do Design na construção do status quo e a capacidade deste campo de apoiar a criação um futuro melhor e mais sustentável, alinhado com a capacidade de renovação dos recursos naturais. Com o auxílio do design emocional foi criado um sistema de compartilhamento de experiências por meio de histórias e doações de roupas, alterando assim a cultura de consumo e a relação afetiva dos objetos, tornando-os mais do que peças sazonais de uma coleção ultrapassada. A eficácia deste projeto foi então validada atráves do contato com o usuário que participou ativamente de todo o processo. This project proposes a group of actions with the objective of bringing ideals of Sustainability to consumers of Fast Fashion with Digital Design. To guide these actions , the research was divided in three fields, those being Sustainability, Fashion and Design. With Design Thinking as a basis to this project structure, appears Equinosso, actions that seek to make consumers rethink their relationship and value which they give to their clothing. As part of the immersion stage, a research was built based on the relationship of fashion consumption and the responsibility of Design on the creation of this status quo and the power of this field to support the building of a better and more sustainable future, one more aligned with natural resources replenishing speed. With emotional design as support, an experience sharing system was created, using narratives and clothing donations , to change the consumption culture and people-object relationships, letting them become more than sazonal products of outdated clothing lines. The efficiency of this project was therefore validated through contact with the end user, whose needs were prioritized during the whole process.
Palavras-chave
SustentabilidadeDesign Digital
Fast Fashion
Moda
Consumo
Sustainability
Digital Design
Fashion
Consumption