O programa de inclusão digital do governo brasileiro: análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador
Abrir arquivo
Título alternativo
The digital inclusion program of the brazilian government: analysis under a perspective intersection between the information science and the human computer interaction.Autor
Silva Neto, Calixto
Orientador
Carvalho, José Oscar Fontanini deData de publicação
17/11/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Estudo sobre análise do papel da Interação Humano- Computador na inclusão digital, pela perspectiva da Ciência da Informação, fazendo uma reflexão do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Discute a Interação Humano- Computador como uma componente do processo de disseminação e recuperação da informação, por meio de computadores, analisando se a inclusão digital ocorre com agradabilidade aos usuários a ela destinados, e promove uma aproximação entre as áreas da Computação e da Ciência da informação. Apresenta a Ciência da Informação e a Interação HumanoComputador com suas histórias, objetivos, evolução e justificativas. Discorre sobre as diversas variáveis implicadas no caso, como o computador, softwares , memória, metáforas, modelo mental e a inclusão digital. Pesquisa, por meio de levantamento de dados e questionário, para investigar em escolas de Ensino Fundamental alguns dos resultados do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. This study aims at the analysis of the human-computer interaction within the scope of digital inclusion, through the perspective of Information Science by performing a reflection on the Brazilian Government Program for Digital Inclusion. The human-computer interaction is discussed as a component of the process of dissemination and recovery of information through computers, as well as whether digital inclusion is agreeable to endusers, and if proximity of the areas of Computing and Information Science is provided. Information Science and humancomputer interaction are presented through their stories, objectives, evolution and justification. Several variables implied therein are discussed such as the computer, software, memory, metaphors, mental model and digital inclusion. Research, conducted through data search and a questionnaire, aimed at assessing results of the Brazilian Government Program of Digital Inclusion in Elementary Schools.
Palavras-chave
Disseminação da informaçãoInteração humano- computador
Inclusão digital
Sociedade da informação
Recuperação de informação
Software livre
Dissemination of information
Human-computer interaction
Digital inclusion
Information society
Recovery of information
Open/free software