Proposta de modelo teórico e conceitual para recuperação de informação e conhecimento em organizações, apoiado por tecnologias de rede Intranet
Abrir arquivo
Título alternativo
Proposal for theoretical and conceptual model for retrieval of information and knowledge, in organizations, supported by network Intranet technologyAutor
Orientador
Carvalho, José Oscar Fontanini deData de publicação
29/05/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo propõe um modelo conceitual e teórico para acesso à informação e conhecimento, com ênfase na apropriação e acesso ao conhecimento tácito, em organizações produtivas. A arquitetura do modelo esta baseada na metáfora dos mapas rodoviários, que guiará o indivíduo até as fontes de informação e conhecimento, previamente mapeadas na organização. Em termos de tecnologias, o modelo leva em consideração o forte apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs), principalmente aquelas relacionadas com a recuperação e apresentação da informação, em ambiente de rede Intranet, tornando-o abrangente e de fácil acesso não somente por especialistas, mas principalmente por indivíduos com pouca ou nenhuma habilidade de uso de computadores. Embora o ponto forte do modelo proposto seja o estágio atual das TICs, seu foco principal não são as tecnologias, mas as pessoas que irão interagir com o modelo e se beneficiar das suas funcionalidades. Diante disso, reconhece-se a importância da motivação, tanto dos indivíduos que buscam informações para satisfazer suas necessidades cognitivas, quanto dos profissionais da informação responsáveis pelos processos de gestão da informação e do conhecimento nas organizações, como sendo fator crítico de sucesso do modelo proposto. Para fundamentação teórica do modelo proposto neste trabalho, buscam-se nas Ciências da Informação, Administração e Computação, os conceitos importantes sobre gestão da informação e do conhecimento, organização empresarial e tecnologias da informação. Conclui-se este trabalho apresentando um modelo teórico e conceitual para acesso à informação e conhecimento, apoiado por tecnologias de rede Intranet.
The present study proposes a model for conceptual and theoretical access to information and knowledge, with an emphasis on ownership and access to the tacit knowledge in organizations productive. The architecture of the model is based on the metaphor of the road maps that guide the individual to the sources of information and knowledge, previously mapped in the organization. In terms of technology, the model takes into account the strong support of information and communications technologies (ICTs), particularly those related to the recovery and presentation of information on environment network Intranet, making it comprehensive and easily accessible not only by specialists, but mostly by individuals with little or neither ability to use computers. Although the strong point of the proposed model is the present stage of ICTs, its main focus isn t the technology but the people who will interact with the model and take advantage of its features. Faced applicable, it is recognized the importance of motivation, both for individuals seeking information to satisfy their needs cognitive, as for the information of professionals responsible for the processes of management of information and knowledge in organizations, as critical factor for success of the proposed model. For theoretical validate of the model proposed in this study, looking up in the Information Science, Administration and Computer Science, important concepts on the management of information and knowledge, business organization and information technologies. This work is concluded presenting a theoretical and conceptual model for access to information and knowledge, supported by technology Intranet network.
Palavras-chave
Gestão da informaçãoGestão do conhecimento
Recuperação e disseminação de informação em organizações
Interação humano-computador
Metadados
Tecnologia da informação e comunicação
Intranet
Information management
Knowledge management
Recovery and dissemination of information within organizations
Human-computer interaction
Metadata
Information and communication technology
Intranet