Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Raimundo Nonato Macedo dos
dc.contributor.authorOliveira, Leila Rabello de
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.issued2004-03-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14808
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor aproveitamento e, conseqüentemente, facilitando as condições de ensino. Foram avaliados 48 cursos de graduação, objetivando oferecer subsídios e propor critérios para essa avaliação. A metodologia para estes resultados inclui análise dos padrões de qualidade no que tange à biblioteca universitária e às pesquisas direcionadas para os aspectos da qualidade desses padrões. Constata-se que muitos modelos, para tanto, são adaptações desprovidas de uma pesquisa sistemática dos padrões de qualidade para a área. Propõe-se um padrão de referência para guiar a realização desses processos de avaliação. Conclui-se que estabelecer e organizar o padrão de qualidade para a seção biblioteca é fundamental para a avaliação e para se alcançar o padrão de excelência.
dc.description.abstractThis dissertation deals with the importance of the university library, its purpose in institutions of higher education and the need for guidelines for adequate evaluation aimed at improving teaching conditions. An assessment was made of 48 undergraduate courses, with a view to offer guidelines and propose criteria for library evaluation. The methodological approach included an analysis of the standards of quality concerning the university library, as well as investigations directed towards the aspects of quality of these standards. It was observed that many models are adapted and do not represent a systematic investigation of the standards of quality in this area. A reference model is proposed to meet the need for more consistent guidelines to direct the undertaking of such evaluation processes. It is concluded that the establishment and organization of a standard of quality for the library sector is fundamental for evaluation and attainment of standards of excellence.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectbiblioteca universitária
dc.subjectinstituições de ensino superior
dc.subjectpadrões de qualidade
dc.subjectavaliação
dc.subjectuniversity library
dc.subjectstandards of quality
dc.subjectinstitutions of higher education
dc.subjectevaluation
dc.titleBiblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
dc.title.alternativeThe university library: an analysis of the standards of quality attributed by the Ministry of Education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1138511367733122
puc.advisorLattes2595121603577953
puc.refereeBelluzzo, Regina Celia Baptista
puc.refereeValio, Else Benetti Marques
puc.refereeSoares, Zenaide Bassi Ribeiro
puc.refereeLattes812422122265124
puc.refereeLattes5202244410979193
puc.refereeLattes504415656852513
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record