Show simple item record

dc.contributor.advisorJannuzzi, Paulo de Martino
dc.contributor.authorDobelin, Silvio
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:29Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:29Z
dc.date.issued2004-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14820
dc.description.abstractA estratégia é um processo que consiste em definir onde a organização se encontra do ponto de vista interno, externo e de posicionamento. Ela consiste também em definir quais são os objetivos, quais as alternativas para alcançá-los e que alternativa a organização irá escolher. Essa etapa de escolha de uma alternativa entre várias de acordo com um objetivo é conhecida como processo de tomada decisão, e no caso, tomada de decisão estratégica. Para todo esse conjunto de atividades a informação é elemento fundamental, e por se tratar de informações relacionadas com as empresas, essas informações são conhecidas como informações para negócios. Em virtude dos benefícios que essas informações podem representar para as organizações torna-se importante identificar fontes de informações, quais são as informações que elas disponibilizam, quais os atributos dessas informações, basicamente sua qualidade, e quais os custos para a obtenção dessas informações. Para tanto, foi escolhida a Região Metropolitana de Campinas como área para estudo em virtude de suas características de dinamismo, desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Nessa região foram selecionadas as sociedades civis e entidades de classe que fossem fornecedoras de informação para negócios e que tivessem reconhecimento e uma boa representatividade dentro da indústria, comércio e serviços ou em pólos representativos dentro da região. Depois de selecionadas as instituições, foram identificadas pessoas chaves dentro de cada uma delas, as quais foram entrevistadas. Assim, na cidade de Campinas foram feitas entrevistas no Sebrae, na Acic e na Fiesp/Ciesp. Na cidade de Holambra, que é um pólo de produção de flores e plantas ornamentais, a entrevista foi realizada no Veiling Holambra. Em Americana, cuja atividade que se destaca é a indústria têxtil foi feita entrevista no Sinditec. Então, com a análise dessas entrevistas foi possível identificar que informações essas fontes disponibilizam e qual o seu custo ou dificuldade de acesso e quais as suas características, e ainda, através da bibliografia estudada, pôde-se concluir de que forma essas informações poderiam ser relevantes na questão da estratégia e da tomada de decisão numa organização.
dc.description.abstractStrategy is a process that consists in define where are the organization in a internal, external and positional view. It also consists in define what are their objectives, what are the alternatives to reach then and which of then the organization will choose. This stage, where the organization choose one alternative among many others, acording to a objective is know how the decision making process, in this case, strategic decison making. To all this activities, information is a basic resourse, and once this information is related to bussines, this is called bussines information. Considering the benefits that this information can represent to the organizations, become very important identify the informations sources, what are the informations that these sources make available, what are theses informations attributes, basicly their quality, e what are the costs to obtain these informations. Because of this, was choosen the Região Metropolitana de Campinas like a geografic area to develop this study, by reason of theirs characteristics like dynamism, social, technological and economical development. In this region, where selected institutes that are sources of business information, having recognition and representativity in industry, commerce and sevices , or in representative business in region. Once selected the institutes, where identified one person in each, which are interviewed. In Campinas interviews where done in Sebrae, Acic and Fiesp/Ciesp. In Holambra, that is a city that produces flowers and plants, the interview was in Veiling Holambra. In Americana, which main activity is the textile industry, the interview was in Sinditec. Then, analizing this interviews was possible know what informations these sources make available e at which cost or difficultly to access and what are these information characteristics, and, through the studied bibliography, was possible to conclude how these informations can be important in the strategical process and in the decision making process in a organization.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectinformação
dc.subjectinformação para negócios
dc.subjecttomada de decisão
dc.subjectestratégia
dc.subjectfontes de informação
dc.subjectatributos da informação
dc.subjectinformation
dc.subjectbussines information
dc.subjectdecision making
dc.subjectstrategy
dc.subjectinformation sources
dc.subjectinformation attributes
dc.titleInformação para tomada de decisão estratégica: um estudo da disponibilidade, escopo e organização da informação para negócios em Campinas e região
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7918173520033830
puc.advisorLattes2664927208127192
puc.refereeKobashi, Nair Yumiko
puc.refereeBaptista, Luis Antonio
puc.refereeLattes7888755937461651
puc.refereeLattes2413951364417994
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record