Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValio, Else Benetti Marques
dc.contributor.authorPassos, Rosemary
dc.date.accessioned2022-02-16T13:33:03Z
dc.date.available2022-02-16T13:33:03Z
dc.date.issued2003-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14826
dc.description.abstractA principal hipótese, apresentada nesta pesquisa, é a de que o conhecimento e o uso de ferramentas e suportes para recuperação da informação, e a normalização da estrutura técnica de trabalhos científicos, se aplicados desde o início de qualquer curso (pós-graduação, graduação, especialização), serão fundamentais para a formação de professores. Os objetivos desse trabalho foram apresentar uma análise que enfatizasse a importância do uso de técnicas de recuperação de informação e normalização bibliográfica no processo de formação de professores, com a colaboração do bibliotecário, utilizando-se de um Curso de Capacitação de Usuários, estruturado pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP SBU, mas direcionado especificamente para a área educacional; fazer uma avaliação geral do Curso de Capacitação em sua estrutura; e investigar a qualidade de atendimento no serviço de referência da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP. O método de pesquisa utilizado foi o de Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de um diagnóstico com abordagens das características do grupo de alunos que faziam parte da amostra, analisando suas dificuldades em utilizar os recursos para a recuperação da informação e utilização dos serviços da biblioteca. O estudo demonstrou durante seu desenvolvimento, a importância da capacitação de professores no que se refere aos recursos informacionais, a necessidade de qualificação e capacitação dos bibliotecários para atuarem como educadores perante os alunos dos cursos, a necessidade do estabelecimento de disciplinas que contemplem esses aspectos dentro da sala de aula, e principalmente a interação entre bibliotecários e professores, para que estes dois profissionais possam desenvolver um trabalho em parceria no contexto educacional.
dc.description.abstractThe main hypothesis presented here, in this researcher, is that the knowledge , the use of tools and support for the recovery of information, allied with the normalization of the technical structure used in scientific works, if applied since from the very beginning of any course (college graduation, post graduation or specialization), will be essential to the professor s formation. The main objectives of this work were to present analyse with an emphasis in the importance of the use of technics in information recovery and bibliographical normalization, in the process of professor s formation with the cooperation of the librarian. With the help of user s capacitacion seminar, idealized by Libraries System of UNICAMP - SBU, but created specifically for the educational area; to make a general evaluation about the user s capacitacion seminar and its structure; to investigate the quality of the attendance in the reference service of the Faculty of Education the UNICAMP Library. The research method utilized here was the case study, which provided an elaboration of a diagnosis with approaches of the characteristics of a group of students, about their difficulties in utilizing the resources for the information recovery and the use of the library services. The study showed during its development, the importance to make the professor more capable in what concerns to informational resources, the necessity of qualification and capacitation of librarians to work as educators to the college students, the necessity of the creation of disciplines with a special focus in this aspects inside for the classroom and principally the interactivity between librarians and professors, in order to develop a effective partnership in the educational environment.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectbibliotecários - formação
dc.subjectrecuperação da informação
dc.subjectprofessor-pesquisador
dc.subjectcapacitação de usuários
dc.subjectlibrarians graduation
dc.subjectinformation recovery
dc.subjectteacher-researcher
dc.subjectcapacitation of users
dc.titleUso das ferramentas e suportes de pesquisas na recuperação da informação : estudo da capacitação do professor-pesquisador
dc.title.alternativeThe use of tools and research support in information recovery : a study about the professor-researcher
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6206581715969133
puc.advisorLattes5202244410979193
puc.refereeSantos, Raimundo Nonato Macedo dos
puc.refereeLattes2595121603577953
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples