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A função social do símbolo Reino de Deus: três fases de transição

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cchsa_ppgcr_me_Jorge_MJ.pdf (787.2Kb)
Título alternativo
The Social Function of the symbol Kingdom of God: three phases of transition
Autor
Jesus, Jorge Martins de
Orientador
Salles, Walter Ferreira
Data de publicação
14/12/2016
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

A presente Dissertação investiga a função social do símbolo Reino de Deus e o papel que desempenhou durante períodos específicos da história da religião cristã, bem como as formas com que foi apropriada como poder de legitimação social por diferentes grupos. Para isso, é utilizada uma metodologia que divide-se em três momentos: como forma de estratégia básica de investigação é utilizado o método qualitativo, o qual irá auxiliar na descrição do símbolo Reino de Deus, de seu significado, ressignificações e evolução que sofreu durante os períodos abordados; como método de abordagem e de coleta de dados foi escolhido o método hipotético-dedutivo, pelo qual, a partir da lacuna de conhecimento que se evidencia no problema formulado, é possível elaborar hipóteses e testá-las pelo processo de inferências dedutivas; por fim, como método de procedimento e análise dos dados é utilizado o método histórico-comparativo, o qual, ao tempo que investiga acontecimentos, circunstâncias e instituições do passado, também pode verificar similitudes e explicar divergências com outros períodos, explicando, assim, a forma com que a função social do símbolo Reino de Deus foi desenvolvida no passado e a verificação de sua influência nos períodos posteriores. Uma das hipóteses obtidas como resultado é a de que a principal função social do símbolo Reino de Deus é desempenhar um papel estruturador e organizador da vida em sociedade, através de uma simbolização discursiva e de planos de ação cujos objetivos são de criar uma sociedade ideal por meio da religião. Com isso, uma das discussões que é orientada por esse resultado diz respeito a ambiguidade na utilização do símbolo que é resultado das disputas e dos interesses de grupos, às vezes, antagônicos, que disputam a legitimidade e a manipulação do símbolo.

 
The social media has transformed the way the society communicates. More than this, it is a revolution that modifies people and the institutions behaviour, including the churches. The contemporary society is living a media culture, in which tablets, smartphones and computers become essential for living in society. Faced with this scenario, there is a gradual exposure of those who use these resources to be seen, to be known or even to be recognized. It is an opportunity for many people to pronounce, comment, debate and even criticize themselves. The net is democratic; it is free; it is too easy to be handled; it has no costs. With it come the celebrities, the most followed and the most beloved. Father Fábio de Melo, had taken advantage of this cultural-mediatic resource to conquer a legion of admirers. Little by litthe, he had conquered more than 10 million followers, whether they are Catholics or non-Catholics, religious or non-religious. The way he communicates through the digital media is going to be put to explain the Fábio de Melo phenomena.
 
Palavras-chave
Símbolo
Função Social
Religião e Sociedade
Utopia
Escatologia
Cristianismo.
Symbol
Social Function
Religion and society
Utopia
Eschatology
Christianity.
Linguagem
Português
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