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dc.contributor.advisorZuben, Newton Aquiles von
dc.contributor.authorLandgraf, Robert Donizeti
dc.date.accessioned2022-02-16T13:48:07Z
dc.date.available2022-02-16T13:48:07Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14856
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX com a Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854, colocando fim a um longo processo histórico de controvérsias em torno da doutrina da Imaculada. Já nos primeiros séculos do cristianismo, com os Santos Padres, desenvolve-se o paralelismo entre Eva e Maria e alguns escritores chegaram a refletir sobre a ideia de pureza e santidade de Maria, com o propósito de exaltar a santidade de Jesus, mas não chegaram a defender a crença na Imaculada. O que se pode afirmar que nestes primeiros séculos há uma crença implícita na doutrina imaculatista. No século VIII, no oriente, aparece a festa da Concepção da Virgem que depois chega ao ocidente por influência do império Bizantino. A definição dogmática está inserida em um contexto histórico complexo iniciado com o fim da idade Media com a Reforma Protestante e inicio da idade moderna com o advento do iluminismo que culmina na Revolução Francesa. Todos esses acontecimentos abalam o poder de influência da Igreja na vida dos fiéis e do Estado. Neste ínterim reina no pontificado Pio IX que usou de todas as ferramentas para lutar contra as ideias modernistas entre elas a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. O pontífice faz uso sensus fidei e da tradição e de textos bíblicos para legitimar a doutrina imaculatista. O dogma apresenta uma perspectiva antropológica bem como aplicabilidade na vida do cristão católico quando este olha para a Imaculada e a assume como modelo.
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the concept of religious experience, from the thought of Hans-Georg Gadamer (1900-2002) and the discussion that his Philosophical Hermeneutics proposes about the concepts of experience and truth. Admitting the author's considerations about the hermeneutic condition of human experience, we intend to investigate whether these concepts can contribute to our understanding of religious experience. In addition, we also wonder if such discussion can offer interesting insights for understanding current religious phenomena and for Religious Studies. For this, we present a brief overview of his philosophical theory, as well as his elaboration on the concept of experience and how it relates to the truth. Then we present a discussion of the concept of religion, important to think about different approaches and views on religious experience. From this, our expectation is to demonstrate that, based on what Gadamer means by hermeneutic experience and its universality, we can say that religious experience itself can be considerate a hermeneutic experience, that is, a way for human beings to understand the world and where the truth happens. Finally, we will also come to the conclusion that this dimension of "experience of truth" found in religion, being universal, is not a privilege of the religious sphere and can be found everywhere.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC - Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectImaculada Conceição
dc.subjectHistória
dc.subjectExperiência
dc.subjectImmaculate Conception
dc.subjectHistory
dc.subjectExperience
dc.titleA experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição
dc.title.alternativeThe religious experience at the dogma of the Immaculate Conception.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7303323923985555
puc.advisorLattes7163247118278465
puc.refereeIwashita, Kuniharu
puc.refereeMariani, Ceci Maria Costa Baptista
puc.refereeLattes8711495978365568
puc.refereeLattes1239116985139813
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Religião


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