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A beleza em sua expressão religiosa: uma análise da Pietà de Aleijadinho

Abrir arquivo
cchsa_ppgcr_me_Michele_SD.pdf (4.850Mb)
Título alternativo
Beauty in its religious expression: an analysis of the Pietà of Aleijadinho
Autor
Dias, Michele dos Santos
Orientador
Kirchner, Renato
Data de publicação
17/12/2018
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Esta pesquisa propõe uma análise da beleza da obra de arte em sua expressão religiosa, considerando seus elementos simbólicos um possível local de manifestação da Beleza, a partir da apreciação da obra Nossa Senhora da Piedade de Caeté (MG) de autoria atribuída ao artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, sob o olhar das categorias de beleza apresentadas pelo filósofo e teólogo Bruno Forte. Com base na análise da beleza na arte à luz das ciências da religião, objetiva-se neste trabalho a leitura da via da beleza expressa na obra como possibilidade de mediação da experiência religiosa, enfatizando a relevância deste importante patrimônio histórico e artístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no campo religioso. Justifica-se a relevância desta pesquisa diante da importante expressão religiosa mediada pela imagem e a comemoração no vigente ano, do jubileu de 250 anos de peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Caeté (MG) (1767-2017), visto que se apresenta como um campo ainda pouco explorado em pesquisas acadêmicas stricto sensu. Para atingir este objetivo, serão tomados como base dois importantes estudos sobre o Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Caeté (MG), A Serra e o Santuário Nossa Senhora da Piedade: uma herança setecentista das Minas do Ouro, de José Carlos Vargens Tambasco e O Aleijadinho na Serra da Piedade, de Edmundo Fontenelle. Serão apresentadas uma contextualização histórica e as características da imagem. Para a análise da beleza da obra será usado o método de análise da imagem proposto pelo historiador da arte Erwin Panofsky. Depois para apreciação da obra a partir de seus elementos simbóliconarrativos, será proposta uma leitura da beleza da obra, destacando a importância do símbolo e os elementos e categorias da beleza apresentados no pensamento de Bruno Forte, a fim de apresentar elementos denotativos da beleza da obra de arte como via ou mediação da experiência da Beleza, enquanto autêntica experiência religiosa.

 
This dissertation investigates the radio broadcast of the Consacration to Our Lady of Aparecida in its double dimension - a religious celebration that is also a radio program - as a constitutive element of Radio Aparecida's institutional identity and, by extension, of the Basilica of the National Shrine of Our Lady of Aparecida. This study takes place in a broad context of insertion of the religious theme in the environments of diffusion of content offered by the media, notably the radio. The historical contextualization of the devotion to Our Lady of Aparecida and the processes that led to the emergence and consolidation of this celebration / program allows us to compose a scenario of symbolic relevance, which is articulated between the typical spontaneity of popular religiosity and the standardization of a discourse given by the ecclesiastical hierarchy. An analysis of recent samples of the program reveals the value that speakers' capacity for dialogue has for communicational efficiency from the radio, while the dialogue between theoretical frameworks in the fields of Social Communication and Pastoral Theology sheds light on the understanding of this phenomenon and underscores the relevance of this radio program to the organizational universe in which it is inserted. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.
 
Palavras-chave
Nossa Senhora da Piedade
Beleza
Arte
Experiência religiosa.
Our Lady of Mercy
Beauty
Art
Religious experience.
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC Campinas
Este item aparece nas seguintes coleções:
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