dc.contributor.advisor | Fagotto, Eric Alberto de Mello | |
dc.contributor.author | Sanches, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T14:20:52Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T14:20:52Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15059 | |
dc.description.abstract | Nas ferrovias, são realizadas diariamente manutenções e inspeções ao longo dos trilhos. Essas atividades, em sua maioria, ocorrem com o sistema de tráfego de trens em pleno funcionamento, o que significa que acontecem em um ambiente de risco, propício a acidentes e incidentes de trabalho. Para não haver paralisação da ferrovia e evitar acidentes com os trabalhadores, há um conjunto de regras e práticas de segurança a serem seguidas, mas elas são suscetíveis a falhas humanas. Diante disso, este trabalho propõem o desenvolvimento de um sistema de alerta automático aos trabalhadores ferroviários que, por meio de uma rede de sensores sem fio, informe em tempo real a aproximação de qualquer veículo ferroviário de forma individualizada, em distância suficiente para permitir que os trabalhadores tomem as ações de segurança necessárias e deixem a via antes da chegada do veículo, mitigando a possibilidade de acidentes e aumentando a segurança pessoal. Este trabalho determina a banda de frequência a ser utilizada em função da propagação dessa frequência nos diversos cenários por onde circulam os trens, identifica as distâncias alcançadas por esses alertas em diferentes condições de terrenos e ambientes, bem como utiliza um protótipo como prova de conceito. | |
dc.description.abstract | On railways, maintenance and inspections are carried out daily throughout the tracks. These activities are mostly carried out with the train system in full operation, making this a risky environment, conducive to accidents and work incidents. Although there are a set of rules and practices to avoid accidents with workers, they are susceptible to human failures. Therefore, this work proposes the introduction of an automatic warning system for railway workers, which, through a wireless sensor network, reports in real time the approximation of any railway vehicle in an individualized way, and in a sufficient distance to allow the railroad worker to take the necessary safety actions and leave the tracks before the vehicle arrives, mitigating the possibility of accidents and increasing personal safety. This work determines the frequency band to be used as a function of the propagation of this frequency in the different scenarios where the trains circulate, identifies the distances reached from these warnings in different terrain and environment conditions, as well as using a prototype as proof of concept. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ferrovia | |
dc.subject | Segurança | |
dc.subject | Redes de sensores sem fios | |
dc.subject | Alertor | |
dc.subject | Railway | |
dc.subject | Safety | |
dc.subject | Wireless sensor networks | |
dc.subject | Warning system | |
dc.title | Alertor ferroviário - sistema automático de aviso da aproximação entre veículos e trabalhadores | |
dc.title.alternative | Railway Warning - Automatic System of Warning of the Approach Between Vehicles and Railroad Workers | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 6832080820943926 | |
puc.advisorLattes | 8733923983559037 | |
puc.referee | Carvalho, Marcius Fabius Henriques de | |
puc.referee | Ursini, Edson Luiz | |
puc.refereeLattes | 5886534352701508 | |
puc.refereeLattes | 7150028902000426 | |
puc.center | CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias | |
puc.note | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (até abril de 2021) | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Redes de Telecomunicações | |