dc.contributor.advisor | Jacintho, Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Avila | |
dc.contributor.author | Santos, Jefferson Ramilo dos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T14:32:13Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T14:32:13Z | |
dc.date.issued | 2021-01-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15161 | |
dc.description.abstract | Dentre os principais problemas verificados no transporte público coletivo temos a baixa oferta de veículos, baixa eficiência, falta de conforto nas viagens, elevadas situações crônicas de congestionamento com a elevação dos tempos de viagens e a consequente redução de produtividade das atividades urbanas, além de prejuízos ambientais. O Sistema Bus Rapid Transit (BRT) promove o escoamento rápido dos ônibus através de corredores exclusivos e associado ao conceito de “smartcity” fornece melhoria para as cidades. Dentro da mobilidade inteligente temos o Transporte Público Coletivo Inteligente (TPCI) que surge como uma medida de melhoria na infraestrutura urbana de mobilidade, o qual minimiza os desgastes das viagens e eleva a qualidade de vida dos usuários. Neste sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar o Sistema de Transporte público da região noroeste do município de Campinas, e confrontar o sistema de transporte com base em Sistemas de Transporte Inteligente (STI). Para isso, o levantamento das condições da infraestrutura da região noroeste do município de Campinas, bem como o levantamento dos dados dos usuários do transporte público e as tecnologias de Sistema de transporte Inteligente foram realizados de forma bibliográfica, com construção de mapas interativos para visualização do sistema. Por fim verificou-se que o município de Campinas é reconhecido como Cidade Inteligente e a região noroeste dispõe de tecnologias inteligentes para o transporte público coletivo por ônibus, e a implantação do Sistema BRT vem promovendo benfeitorias ao sistema de transporte público. Entretanto melhorias podem ser realizadas, como a implantação de um Sistema de Prioridade Semafórico e um sistema de Contagem Automática de Passageiros em ônibus para auxiliar no planejamento e na gestão do serviço de transporte, tanto da região noroeste quanto do município. | |
dc.description.abstract | The low offer of vehicles, low efficiency, lack of travel comfort, chronic elevations of congestion are some among the main problems verified in public transportation system with contribute to increase in travel times and the consequent reduction in productivity of urban activities, in addition to environmental damage. The concept of “smart city” or smart city appears as a measure of improvement for cities, where the agencies responsible for public administration use technology to promote sustainable development and improvement of the population quality of life. In this direction, this dissertation aims to analyze the Public Transport System in the northwest region of Campinas, and confront it with the transport system based on Intelligent Transport Systems. The survey of infrastructure conditions in the northwest region of the city of Campinas, as well as the survey of data from public transport users and how Intelligent Transport System technologies were performed in a bibliographic manner. Through the construction of interactive maps for viewing the system. It was found that the city of Campinas is recognized as the Smart City and the northwest region has smart technologies for public transport by bus, and the implementation of the BRT System of exclusive bus corridors further promotes transport efficiency. However improvements can be made, such as the implementation of a semaphore priority system and an automatic bus passenger counting system to assist in the planning and management of the transport service, both in the northwest region and in the municipality. | |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Cidade Inteligente | |
dc.subject | Sistema de Transporte Inteligente | |
dc.subject | Sistema BRT | |
dc.subject | Tecnologias Inteligente para Transporte Público | |
dc.subject | Smart City | |
dc.subject | Intelligent Transport System | |
dc.subject | BRT system | |
dc.subject | Intelligent Technologies for Public Transport | |
dc.subject | Campinas-SP | |
dc.title | Análise do transporte público da região noroeste de Campinas com foco em sistema de transporte inteligente | |
dc.title.alternative | Analysis of Public Transport in the Northwest Region of Campinas with Focus on Intelligent Transport System | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 2285971140189029 | |
puc.advisorLattes | 8531563804368352 | |
puc.advisorLattes | 5886534352701508 | |
puc.referee | Urban, Rodrigo Custódio | |
puc.referee | Loureiro, Sérgio Adriano | |
puc.refereeLattes | 0736912827251481 | |
puc.refereeLattes | 7924810257449183 | |
puc.center | CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana | |
puc.contributor.co-advisor | Carvalho, Marcius Fabius Henriques de | |