dc.contributor.advisor | Pires, André | |
dc.contributor.author | Rocha, Renato Conte | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T14:56:41Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T14:56:41Z | |
dc.date.issued | 2021-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15254 | |
dc.description.abstract | O conceito de sustentabilidade foi sendo construído a partir da tomada de consciência dos problemas ambientais, crises econômicas e desigualdades sociais. Por ser inter e transdisciplinar este é afetado por diferentes abordagens sociais e econômicas. A contabilidade, em sua missão particular de elaborar e processar dados econômicos/financeiros passa cada vez mais a se relacionar com ações de planejamento, geração e comunicação de informações sobre sustentabilidade. Este cenário indica a necessidade de adequação dos processos educacionais em prol da consciência sustentável do profissional de contabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem uma posição de responsabilidade pela aderência, disseminação e prática de ações sustentáveis juntos aos estudantes dos cursos de graduação. O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de sustentabilidade nos cursos em Ciências Contábeis situados no estado de São Paulo e classificados na Faixa 4 do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia adotada se classifica como de natureza descritiva, documental, com abordagem qualitativa para análise de dados. A pesquisa se desenvolve por meio do levantamento documental de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade em projetos pedagógicos de cursos em Ciências Contábeis classificados na faixa 4 do estado de São Paulo. As IES pesquisadas incluíram a temática de sustentabilidade em seu projeto pedagógico, sendo que metade dos PPC foram classificados com nível de engajamento “forte”. Estes resultados indicam que já há um nível razoável de maturação deste conceito entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de São Paulo. Porém, ainda há muito espaço para a presença da sustentabilidade se expandir no ambiente contábil, seja pelas demandas mercadológicas, sociais ou normativas. Portanto, para a formação apropriada de contabilistas, torna-se necessário que as IES mantenham um contínuo compromisso de atualização e incremento da sustentabilidade em seus Projetos Pedagógicos de Curso. | |
dc.description.abstract | The concept of sustainability was being built from the awareness of environmental problems, economic crises and social inequalities. As it is inter- and transdisciplinary, it is affected by different social and economic approaches. Accounting, in its unique mission of elaborating and processing economic/financial data, is increasingly related to planning, generation and communication of information on sustainability. This scenario indicates the need to adapt the educational processes in favor of the sustainable awareness of the accounting professional. Higher Education Institutions (HEIs) assume a position of responsibility for adhering, disseminating and practicing sustainable actions with undergraduate students. The present study aims to analyze the teaching of sustainability in courses in Accounting Sciences located in the state of São Paulo and classified in Track 4 of the Preliminary Course Concept (CPC) of 2018 of the National Student Performance Exam (Enade). The adopted methodology is classified as descriptive, documentary, with a qualitative approach to data analysis. The research is carried out by means of a documentary survey of key words related to sustainability in pedagogical projects of courses in Accounting Sciences classified in track 4 of the state of São Paulo. The researched HEI included the sustainability theme in its pedagogical project, half of which had a “strong" engagement rating. This research results indicate that there is already a reasonable level of maturation of this concept among undergraduate Accounting courses in the state of São Paulo. However, there is still a lot of room for the presence of sustainability to expand in the accounting environment, whether due to market, social or regulatory demands. Therefore, for the proper training of accountants, HEIs need to maintain a continuous commitment to update and increase sustainability in their Pedagogical Course Projects. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | |
dc.subject | Agenda 2030 | |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | |
dc.subject | Indústria | |
dc.subject | BrasilSustainable Development | |
dc.subject | 2030 Agenda | |
dc.subject | Sustainable Development Goals | |
dc.subject | Industry | |
dc.subject | Brazil | |
dc.title | Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos | por |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 1487140363555754 | |
puc.advisorLattes | 2489697740513029 | |
puc.referee | Benedicto, Gideon Carvalho de | |
puc.referee | Ferrari, Vinícius Eduardo | |
puc.refereeLattes | 1080019231954948 | |
puc.refereeLattes | 7321002010817691 | |
puc.center | CEA – Centro de Economia e Administração | |
puc.graduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade | |