Ensino de biologia: ciência e experiência como formas de qualificação da formação continuada em Quirinópolis – GO
Abrir arquivo
Título alternativo
Biology Teaching: Science and Experience as Qualification Forms of Continuing Education in Quirinópolis - GOAutor
Orientador
Mendonça, SamuelData de publicação
19/12/2019Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A tese tem como objeto a formação continuada de professores de biologia. O problema da tese foi assim formulado: há contribuições da formação continuada para o ensino da Biologia, com fundamento nos conceitos de ciência de Herbert Spencer e de experiência em John Dewey, com professores de escolas estaduais do município de Quirinópolis, GO? Como hipótese, embora o sistema educacional brasileiro disponha do ensino de ciências - e o município de Quirinópolis está inserido nele -, nota-se uma falha na formação de professores ou mesmo no ambiente escolar, sobretudo na formação continuada. Para responder ao problema, a tese teve como objetivo geral: discutir a formação continuada como política pública, como um dos caminhos para as melhorias do ensino de Biologia; e os nossos objetivos específicos foram: identificar as contribuições da formação continuada para o ensino de Biologia; analisar os dados da prova de Avaliação Dirigida Amostral - ADA, do Estado de Goiás, relacionando-a ao currículo escolar para o ensino médio; analisar, ainda, aspectos do pensamento de Herbert Spencer sobre Ciência e Biologia; investigar aspectos do pensamento de John Dewey sobre o conceito de experiência. O método diz respeito à pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, seguida da pesquisa empírica do tipo estudo de casos múltiplos, com professores de Biologia do Ensino Médio do referido município para conhecer o potencial de aprimoramento da formação continuada como política pública. Os instrumentos dessa pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas com a direção e coordenação pedagógica das quatro escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio; questionário docente aplicado a sete professores de Biologia, que atuam nas quatro escolas investigadas do município; observação de aulas e do ambiente escolar; análise documental, a partir do Projeto Político-pedagógico, das provas externas aplicadas no Estado de Goiás e do currículo estadual, bem como ainda dos diários docentes. Os resultados permitiram a confirmação da hipótese de existência de uma falha na formação de professores da educação continuada e permitiram a afirmação da tese segundo a qual a formação continuada para professores de Biologia, quando baseada nos conceitos de ciência e de experiência, qualifica a formação continuada. A contribuição da tese para o campo educação resulta em reflexões aprofundadas que poderão oferecer subsídios para a construção de políticas públicas educacionais específicas para o ensino de Biologia no município de Quirinópolis, GO.
This paper has as object the continuing education in Biology teaching. Therefore we elicit the question: are there any contributions of continuing education in Biology teaching, based on the concepts of science and experience of Herbert Spencer and John Dewey, with teachers from state schools in Quirinópolis, GO? As a hypothesis, although the Brazilian educational system has science education - and the city of Quirinópolis is inserted in it – we observed a failure in teacher education or even in the school environment, especially in continuing education. To answer the problem, the thesis had as its general objective the discussion of continuing education as a public policy, as one of the ways to improve the teaching of biology. Our specific objectives were the identification of contributions of continuing education to the teaching of biology, the analyzes of the Test of Directed Sample Evaluation – ADA data, of the State of Goiás, relating it to the school curriculum for high school. Besides that, to analyze the aspects of Herbert Spencer's thinking about science and biology; investigate aspects of John Dewey's thinking about the concept of experience. The results allowed the confirmation of the hypothesis about the lack of rigor in the formation of teachers of continuing education and allowed the affirmation of the thesis that the continuing education for teachers of Biology, when based on the concepts of science and experience, qualifies the continuing education. The method refers to the bibliographic research, which started from a literature review carried out at the Digital Library of Theses and Dissertations, followed by the empirical research of the multiple case study type, with high school biology teachers from Quirinópolis to know the potential for improvement. of continuing education as a public policy. The instruments of this research were: semi-structured interviews with the direction and pedagogical coordination of the four state schools which offer high school; teaching questionnaire applied to seven biology teachers, who work in the four investigated schools in the municipality; observation of classes and the school environment; documental analysis, from the Political-Pedagogical Project, from the external tests applied in the State of Goiás and the state curriculum, as well as from the teaching diaries. The results allowed the confirmation of the hypothesis of a failure in the formation of continuing education teachers and allowed the affirmation of the thesis that the continuing education for biology teachers, when based on the concepts of science and experience, qualifies the continuing education. The contribution of the thesis for the education field results in deep reflections that may offer subsidies for the construction of specific educational public policies for biology teaching in the city of Quirinópolis.
Palavras-chave
BiologiaFormação Continuada
Herbert Spencer
John Dewey
Políticas Públicas.
Biology
Continuing Education
Herbert Spencer
John Dewey
Public policy.