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dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorPontes, Marina Piason Breglio
dc.date.accessioned2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.available2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15277
dc.description.abstractEsta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na medida em que se ampliou a oferta de cursos e instituições de ensino superior, a avaliação se constituiu, ao longo das últimas décadas, em importante ferramenta de controle e regulação, com vistas a garantir a qualidade dos serviços oferecidos por instituições públicas e privadas. Para autores consagrados no assunto, a avaliação é uma prática social orientada, sobretudo, para produzir questionamentos e compreender efeitos pedagógicos, políticos, éticos, sociais e econômicos do fenômeno educativo, não devendo ser uma simples medida para efeitos de comparação e discriminação. A Extensão Universitária se fortaleceu nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras ao longo das décadas, como expressão de sua responsabilidade com a transformação social, em que a IES tem o dever de levar à sociedade o conhecimento ali estudado e produzido, em um processo de troca e complementaridade. Entretanto, o SINAES atribui destaque em seus processos avaliativos às experiências de ensino e pesquisa, relegando as atividades de Extensão a um segundo plano. Assim, considerando as atuais políticas públicas em avaliação da Educação Superior, o problema norteador desta pesquisa é: como se configura o processo de avaliação da Extensão Universitária no âmbito dos fóruns nacionais – FORPROEX, FOREXP e FOREXT? A pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de avaliação da Extensão Universitária no âmbito dos fóruns nacionais, à luz do SINAES e do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). A opção metodológica em uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, inclui revisão da literatura especializada sobre avaliação, o SINAES e a Extensão Universitária, com análise documental dos Fóruns de Extensão Nacionais, que representam três tipos de IES no país: públicas, comunitárias e privadas. A realização desta pesquisa constatou que não há proposta de organização avaliativa que consiga abarcar toda a complexidade, amplitude e diversidade da Extensão Universitária, apesar de ter sido perceptível o avanço conceitual e propositivo dos fóruns ao longo das três últimas décadas em pensar uma avaliação coesa, útil e justa para esta área, importante no contexto de construção contínua da qualidade da educação superior. O SINAES, enquanto política pública de avaliação da Educação Superior, demonstra fragilidade no que se refere a subsidiar as universidades na busca por uma avaliação da Extensão que possa ser articulada com a avaliação institucional das universidades, contribuindo para a tão sonhada indissociabilidade entre ensino, pesquisa e Extensão, em especial, em tempos de curricularização, em prol de uma formação profissional e cidadã para os estudantes, estendendo seus efeitos para toda a sociedade.
dc.description.abstractThis research presents a study on the evaluation of the University Extension in Brazil, in the context of the current official evaluation policy in the country, the National Higher Education Assessment System (SINAES). As courses and institutions of higher education has expanded, evaluation has become, over the past decades, an important tool for control and regulation, a way to ensure the quality of services offered by public and private institutions. For authors renowned in the area, evaluation is a social practice oriented, above all, to produce questions and understand pedagogical, political, ethical, social, environmental and economic effects of the educational phenomenon, and should not be a simple measure for comparison and discrimination. The University Extension has been strengthened in Brazilian higher education institutions throughout the decades, as an expression of its responsibility with social transformation, in which the institutions have the duty to bring to society the knowledge studied and produced there, in a process of exchange and complementarity. However, SINAES gives prominence in its evaluation processes to the teaching and research experiences, relegating the Extension activities to a second level. Thus, considering the current public policies in the evaluation of Higher Education, the guiding problem of this research is: how is the process of University Extension evaluation configured within the national forums - FORPROEX, FOREXP and FOREXT? The general objective of the research is to investigate the process of University Extension evaluation within the national forums, in light of SINAES and the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). The methodological option in a qualitative approach, without neglecting quantifiable data, includes a review of the specialized literature on evaluation, SINAES and the University Extension, with documentary analysis of the National Extension Forums, which represent three types of institutions: public, community and private. This research found that there is no proposal for an evaluation organization that can encompass all the complexity, breadth, and diversity of the University Extension, despite the fact that the conceptual and propositional advance of the forums over the last three decades in thinking about a cohesive, useful, and fair evaluation for this area, important in the context of the continuous construction of the quality of higher education. SINAES, as a public policy for the evaluation of Higher Education, demonstrates fragility in what refers to subsidizing universities in the search for an evaluation of Extension that can be articulated with the institutional evaluation of universities, contributing to the dreamed of inseparability between teaching, research and Extension, especially in times of curricularization, in favor of a professional and citizen education for students, extending its effects to the whole society.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectSINAES
dc.subjectAvaliação Institucional
dc.subjectExtensão Universitária
dc.subjectPolíticas Públicas em Educação
dc.subjectSINAES
dc.subjectInstitutional Evaluation
dc.subjectUniversity Extension
dc.subjectPublic Policies in Education
dc.titleAvaliação da extensão universitária
dc.title.alternativeEvaluation of the University Extension
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7503755882197539
puc.advisorLattes8794565484100151
puc.refereePires, André
puc.refereeBazi, Rogério Eduardo Rodrigues
puc.refereeRistoff, Dilvo Ilvo
puc.refereeRothen, José Carlos
puc.refereeLattes2489697740513029
puc.refereeLattes1751762622735503
puc.refereeLattes5077968265869121
puc.refereeLattes1942510389127549
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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