Navegação Programa de Pós-Graduação em Psicologia por título
Itens para a visualização no momento 181-200 de 547
-
Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-16)Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere ... -
Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor
(PUC-Campinas, 2008-02-12)O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. ... -
Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade
(PUC-Campinas, 2001-11-23)Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para ... -
Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propriedades psicométricas
(PUC-Campinas, 2009-05-12)O estudo analisou as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal EA-TDC. Foram estimadas a validade de conteúdo, validade de construto, a validade de critério e a consistência ... -
Escala de Avaliação Psicossocial de atletas em formação: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2021-02-26)A forma como o atleta se relaciona com outras pessoas do seu convívio e como essa relação influencia o desempenho esportivo e a motivação constitui o nível psicossocial, aspecto de extrema relevância na trajetória esportiva ... -
Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-06-17)O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não ... -
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
(PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Escala de Otimismo para adolescentes: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-23)O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve diferentes âmbitos (emocional, motivacional e cognitivo). Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra ... -
Escala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-12-10)O presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, ... -
Escala diagnostica adaptativa operacionalizada redefinida: precisão e validade com pessoas idosas
(PUC-Campinas, 2002-12-18)Considerando as evidências de precisão e validade da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) quando aplicada a adultos e a necessidade de se ampliar o leque de instrumentos e procedimentos ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento
(PUC-Campinas, 2018-02-15)A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Estágio extracurricular e projetos de vida: concepções de estudantes universitárias
(PUC-Campinas, 2019-02-22)O termo adultez emergente tem sido utilizado para se referir à fase posterior à adolescência, na qual os indivíduos se preparam gradualmente para adentrar à vida adulta. É durante a adultez emergente que os sujeitos ... -
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
(PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ...