Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Recent submissions
Now showing items 481-500 of 547
-
Experiências de atendimento psicológico grupal via internet: uma perspectiva psicanalítica
(PUC-Campinas, 2013-02-20)O emprego das novas tecnologias, sobretudo da Internet, na oferta de atendimento psicológico à distância tem se expandido aceleradamente nos últimos anos. Não havendo uma expansão correlata de estudos sobre o assunto, a ... -
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
(PUC-Campinas, 2011-02-18)Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ... -
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
Transicionalidade e uso do procedimento de desenhos-estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas
(PUC-Campinas, 2008-02-11)Este trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
(PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
O que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais
(PUC-Campinas, 2008-05-15)O presente trabalho tem o objetivo de verificar as relações entre os auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais sobre seus próprios comportamentos na interação com seus clientes e os respectivos comportamentos ... -
Acolhimento como prática psicológica no contexto de um centro de atenção psicossocial em álcool e drogas
(PUC-Campinas, 2013-02-05)A pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pessoas atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas, situado em um município do interior do estado de São Paulo, a partir da prática ... -
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
(PUC-Campinas, 2004-12-09)O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ... -
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, ... -
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
(PUC-Campinas, 2008-02-15)Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ... -
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
(PUC-Campinas, 2007-02-12)As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha ... -
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
(PUC-Campinas, 2009-02-10)Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ... -
Processo terapêutico analítico-comportamental em dois casos de transtorno dismórfico corporal
(PUC-Campinas, 2007-04-13)O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) consiste em uma preocupação exagerada com um defeito mínimo ou imaginado na aparência. Indivíduos diagnosticados desenvolvem comportamentos característicos como: checar no espelho, ... -
Psicólogos sociais em uma instituição pública de assistência social: analisando estratégias de enfrentamento
(PUC-Campinas, 2009-02-03)Este estudo teve como objetivo estudar as estratégias de enfrentamento (individuais e/ou coletivas) que buscam minimizar e/ou superar os impactos prejudiciais ao desenvolvimento das ações dos psicólogos em uma instituição ... -
Perfil criativo e qualidade de vida: implicações em indivíduos com dor lombar crônica
(PUC-Campinas, 2011-02-17)A dor lombar é considerada um importante problema de saúde pública que afeta 70% a 80% da população adulta e a lombalgia, quando crônica, compromete a qualidade de vida em vários níveis. O objetivo deste estudo foi avaliar ... -
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos ... -
Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propriedades psicométricas
(PUC-Campinas, 2009-05-12)O estudo analisou as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal EA-TDC. Foram estimadas a validade de conteúdo, validade de construto, a validade de critério e a consistência ... -
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
(PUC-Campinas, 2007-02-06)A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com ... -
AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
(PUC-Campinas, 2003-04-09)Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino ... -
O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-28)O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência ...