Navegação Teses por autor "Wechsler, Solange Muglia"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 29
-
Abusadores sexuais de crianças: análise do perfil criminal e da repetição de abusos
Franco, Renata Lagrotta (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-03-10)O abuso sexual de crianças e adolescentes é considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema mundial (World Health Organization [WHO], 2016) e de grandes proporções. A cada ano, 200 milhões de crianças são ... -
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Mól, Dalva Alice Rocha (PUC-Campinas, 2007-05-18)A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de ... -
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
Fadel, Susana de Jesus (PUC-Campinas, 2010-02-05)Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
Silva, Gildene do Ouro Lopes (PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
Lourençoni, Maria Angela (PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
Crespo, Mari Lucia Figueiredo (PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
Santos, Márcia Calixto dos (PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
Bachert, Cristina Maria D Antona (PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
Amarante, Walkyria Mollica do (PUC-Campinas, 2011-02-16)A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
Oliveira, Iára Bittante de (PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
Oliveira, Lucilena Marcondes Coelho de (PUC-Campinas, 2006-08-16)O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
Rocha, Karina Nalevaiko (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
Farias, Eliana Santos de (PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas
Barboza, Chaielen Marchiolli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-27)O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade ... -
Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade
Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-16)Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
Roza, Rodrigo Hipólito (PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
Chiodi, Marcelo Gulini (PUC-Campinas, 2012-02-28)O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, ... -
Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
Mundim, Maria Célia Bruno (PUC-Campinas, 2015-02-12)Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e ... -
Habilidades intelectuais e perfil criativo
Gibim, Queila Guise Milian Teller (PUC-Campinas, 2019-02-15)A teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, ... -
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
Souza, Adriana Aparecida Ferreira de (PUC-Campinas, 2011-02-18)Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ...