Browsing Teses by Author "Souza, Vera Lúcia Trevisan de"
Now showing items 1-12 of 12
-
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
Costa, Maria Betânia Gondim da (PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
Khater, Eduardo (PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
Navarro, Lúcia Maria Pissolatti da Silva (PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
Venancio, Magda Machado Ribeiro (PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
Honda, Giovanna Corte (PUC-Campinas, 2014-12-01)A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ... -
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
Santos, Marcelo Loures dos (PUC-Campinas, 2009-02-10)Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
Gomes, Claudia (PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
Andrada, Paula Costa de (PUC-Campinas, 2014-02-18)Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel ... -
Os sentidos da docência para alunos do magistério indígena: o papel da língua como mediação
Ferreira, Áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros (PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente pesquisa teve por objetivo analisar o papel da língua enquanto função psicológica superior na mediação do processo de constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência no modo de ser e agir ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
Petroni, Ana Paula (PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
Dugnani, Lilian Aparecida Cruz (PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
Machado, Elisana Marta (PUC-Campinas, 2008-02-15)Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ...