Navegação Teses por autor "Guzzo, Raquel Souza Lobo"
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AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
Wuo, Moacir (PUC-Campinas, 2003-04-09)Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino ... -
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
Kawamura, Eduardo Alessandro (PUC-Campinas, 2020-02-18)Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Costa, Adinete Sousa da (PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
Tizzei, Raquel Pondian (PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
Camargo, Fernanda Furtado (PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Martín-Baró & Klaus Holzkamp: fatalismo e capacidade de ação
Lucian Borges de, Oliveira (PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente trabalho discute a relação entre a vida e a obra de Martín-Baró e Klaus Holzkamp, partindo do pressuposto de que ambos autores partem de uma orientação marxista para pensar a Psicologia e têm como propósito criar ... -
Preconceito e prounistas: “Seu lugar não é aqui”
Ribeiro, Flávia de Mendonça (PUC-Campinas, 2018-02-21)Esse trabalho de doutoramento teve como objetivo identificar e analisar a presença do preconceito nos espaços acadêmicos onde o ProUni (Programa Universidade para Todos) está presente, para, a partir da análise apresentada, ... -
Prevenção à violência de gênero na escola pública: rompendo silêncios
Cantares, Tamiris da Silva (PUC-Campinas, 2021-02-10)A presente pesquisa de doutorado buscou defender a tese de que a psicologia crítica presente na escola pública contribui para a prevenção da violência de gênero. A violência de gênero contra as mulheres e meninas tem altos ... -
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
Catini, Nilza (PUC-Campinas, 2004-12-09)O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ... -
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
Sant'ana, Izabella Mendes (PUC-Campinas, 2008-02-13)Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
Meireles, Jacqueline (PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
Silva, Soraya Sousa Gomes Teles (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
Feldmann, Mariana (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
Baima, Larissa Soares (PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho busca empreender uma análise histórica de estratégias políticas presentes na trajetória da psicologia comunitária no Brasil. Tomamos como problema inicial o que se poderia definir como a presença da emancipação ... -
Psicologia para fazer a crítica? apologética, individualismo e marxismo em alguns projetos psi
Lacerda Júnior, Fernando (PUC-Campinas, 2010-02-09)O presente trabalho empreende uma análise histórico-sistemática de alguns projetos de psicologia com a finalidade de problematizar a relação entre os desdobramentos internos da psicologia com os acontecimentos histórico-sociais ... -
Psicólogos sociais em uma instituição pública de assistência social: analisando estratégias de enfrentamento
Senra, Carmem Magda Ghetti (PUC-Campinas, 2009-02-03)Este estudo teve como objetivo estudar as estratégias de enfrentamento (individuais e/ou coletivas) que buscam minimizar e/ou superar os impactos prejudiciais ao desenvolvimento das ações dos psicólogos em uma instituição ... -
Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar
Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2015-02-24)Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ... -
Sujeito e consciência: entre a alienação e a emancipação
Euzébios Filho, Antonio (PUC-Campinas, 2010-10-27)Este trabalho buscou analisar aspectos da consciência de classe de beneficiários e cadastrados em programas de transferência de renda. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma região de Campinas, marcada pela desigualdade ... -
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
Gonçalves, Marcos Antonio Barbieri (PUC-Campinas, 2020-02-11)O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ... -
Supervisão de estágio em psicologia escolar: contribuições da psicologia crítica à formação e à prática do supervisor
Silva Neto, Walter Mariano de Faria (PUC-Campinas, 2014-02-11)Este trabalho teve como objetivo investigar a supervisão de Estágio em Psicologia Escolar com base nas contribuições teóricas da psicologia crítica de referencial marxista. A pesquisa foi desenvolvida mediante a interlocução ...