Navegação Teses por autor "Souza, Vera Lucia Trevisan de"
Itens para a visualização no momento 1-6 de 6
-
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
Jesus, Juliana Soares de (PUC-Campinas, 2020-02-10)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
Ramos, Vânia Rodrigues Lima (PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
Medeiros, Fernanda Pereira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
Maura Assad Pimenta, Neves (PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
Arinelli, Guilherme Siqueira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
Barbosa, Eveline Tonelotto (PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ...