Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 15
Resiliência e sensibilidade materna na interação mãe-criança com fissura labiopalatina
(PUC-Campinas, 2006-02-01)
O trabalho descreveu a interação mãe-bebê nos casos de fissura labiopalatina sob a perspectiva dos conceitos de resiliência e sensibilidade materna. Foi investigada a influência de quatro fatores de proteção para organização ...
Plantão psicológico: uma contribuição da clínica junguiana à atenção psicológica na saúde
(PUC-Campinas, 2006-12-05)
O presente estudo teve como objetivo analisar a Atenção Psicológica disponibilizada no Serviço de Plantão Psicológico, aos usuários de uma Clinica-Escola Universitária, a partir das experiências de Plantonistas, Clientes ...
Aspectos psicológicos de obesos grau III antes e depois de cirurgia bariátrica
(PUC-Campinas, 2006-12-18)
Avalia depressão, ansiedade, sintomas psicopatológicos, alexitimia e o estilo defensivo de pacientes obesos grau III, antes e depois de cirurgia bariátrica, e estima o grau de associação entre essas variáveis. O delineamento ...
O psicólogo e a saúde pública: uma leitura fenomenológica das vivências cotidianas de estagiários na atenção básica
(PUC-Campinas, 2006-08-14)
A história da profissão do psicólogo, confunde-se com a própria inserção deste profissional no campo da atenção à saúde pública e suas vicissitudes. No entanto, ainda prevalece um distanciamento entre a formação de psicólogos ...
Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2006-06-28)
A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade ...
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-02-15)
O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do ...
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2006-11-17)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a ...
Construção e validação de escala de posse
(PUC-Campinas, 2006-05-12)
Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o ...
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
(PUC-Campinas, 2006-08-16)
O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação ...
Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes
(PUC-Campinas, 2006-12-06)
O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma ...