Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 15
Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O perfil profissional que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás. O coaching de executivos está sendo usado pelas organizações como uma ferramenta para ajudar seus executivos ...
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
(PUC-Campinas, 2008-05-15)
O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante ...
Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor
(PUC-Campinas, 2008-02-12)
O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. ...
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos ...
Variáveis do terapeuta: análise em periódicos brasileiros (1998-2007)
(PUC-Campinas, 2008-06-11)
A pessoa do psicoterapeuta é um dos componentes de grande importância no processo de atendimento psicológico. O objetivo geral desse trabalho foi realizar um levantamento da produção científica, em periódicos brasileiros ...
O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-28)
O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência ...
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
(PUC-Campinas, 2008-02-20)
O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias ...
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ...
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
(PUC-Campinas, 2008-02-15)
Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ...
Transicionalidade e uso do procedimento de desenhos-estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas
(PUC-Campinas, 2008-02-11)
Este trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, ...