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dc.contributor.advisorLipp, Marilda Emmanuel Novaes
dc.contributor.authorReinhold, Helga Hinkenickel
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.issued2004-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15657
dc.description.abstractFoi estudada uma amostra de 28 professoras do ensino fundamental quanto à interação entre stress, burnout e sentido e quanto à eficácia de dois tipos de treinamento para redução do stress excessivo. Utilizou-se como instrumentos de aferição o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), o Maslach Burnout Inventory (MBI) e o Logo-Test de Lukas. 64,3% das professoras apresentaram stress, predominantemente na fase de resistência, 35,7% revelaram burnout e 10,7%, tendência ao burnout. Houve maior freqüência de professoras com stress entre aquelas com menor percepção de sentido. Foi constatada correlação significativa entre nível de stress e professoras casadas/separadas. A amostra dividida em dois grupos recebeu dois tipos diferentes de treinamento para gerenciamento de stress: um somente com abordagem cognitivo-comportamental, e outro com inclusão de estratégias de busca de sentido da logoterapia de Frankl. Após o treinamento, o grupo com abordagem exclusivamente cognitivo-comportamental apresentou resultado significativamente melhor do que o grupo com inclusão da abordagem logoterápica quanto à redução de stress e burnout e melhor realização de sentido. A diferença nos resultados pode ser atribuída a características diferentes das participantes: o grupo que recebeu abordagem com sentido teve idade e tempo de serviço significativamente superiores ao grupo sem abordagem de sentido; além disso, o grupo com abordagem somente cognitivo-comportamental apresentou grau de stress inicial mais elevado em relação ao grupo que foi submetido à abordagem com sentido.
dc.description.abstractA sample of 28 female elementary school teachers was investigated regarding interaction of stress, burnout and meaning of life and effectiveness of two types of training to reduce excessive stress. As measurements were used the Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), the Maslach Burnout Inventory (MBI) and Lukas Logo-Test. 64.3% of the teachers were diagnosed with stress, mainly in the resistance phase, 35.7 had burnout and 10.7, tendency towards burnout. There were more teachers with stress among those with less perception of meaning. There was significant correlation between stress level and married or divorced teachers. The sample was divided into two groups and submitted to two different types of stress management courses: one with cognitive-behavioral approach only and the other including techniques to search meaning based on Frankl s logotherapy. After the training course the group with cognitive-behavioral approach had significantly better results than the group with inclusion of logotherapeutic approach regarding stress and burnout reduction and better meaning fulfillment. This difference in results may be due to different characteristics of the participants: the group with cognitive-behavioral approach only was significantly older and had longer work experience than the logotherapeutic oriented group; in addition, before training procedures, the group with exclusively cognitive-behavioral approach revealed a higher degree of stress than the logotherapeutic oriented group.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttreinamento para gerenciamento de stress
dc.subjectlogoterapia
dc.subjectsentido da vida e do trabalho
dc.subjectstress ocupacional do professor
dc.subjectstress management training
dc.subjectlogotherapy
dc.subjectmeaning in life and work
dc.subjectteacher stress
dc.titleO sentido da vida: prevenção de stress e burnout do professor
dc.title.alternativeThe meaning of life in preventing teacher stress and burnout
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4898115386008290
puc.advisorLattes8212253580046633
puc.refereeTerzis, Antonios
puc.refereeMorais, João Francisco Regis de
puc.refereeGiglio, Joel Sales
puc.refereeOliveira, Marli Rodrigues Lunezo Guimarães de
puc.refereeLattes7646699220044786
puc.refereeLattes0869069076948376
puc.refereeLattes1859935104578474
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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