Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTerzis, Antonios
dc.contributor.authorFernandes, Marly Aparecida
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:53Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:53Z
dc.date.issued2003-09-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15687
dc.description.abstractCom graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a vinculação destas com a capacidade de pensar e investigar a apreensão do objeto psicopatológico na construção do conhecimento em psicopatologia. O acesso a essa experiência foi a partir do lugar de docente analisando textos escritos pelos alunos na disciplina psicopatologia no curso de psicologia. Este estudo portanto, caracteriza-se como uma pesquisa documental com pesquisador participante. Os dados foram obtidos através de textos escritos pelos alunos sobre um tema de psicopatologia, baseado em uma experiência direta ou indireta.A partir de um enquadre científico para elaboração de artigo, o aluno desenvolveu o texto num processo de livre escolha do tema, pessoa focalizada, experiência, , abordagem e referências. Foram usados os textos produzidos por um grupo de alunos de três classes diferentes que cursaram a disciplina no ano de 1999, 2000 e 2002. Foram realizadas uma análise descritiva do conjunto de textos e análise de conteúdo de sete textos selecionados aleatoriamente..As análises realizadas seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa , tendo como base conceitual os constructos psicanalíticos. Os resultados apontam que as representações psíquicas e sócio-culturais do aluno diante do objeto psicopatológico influenciam a sua capacidade de pensar desencadeando uma experiência emocional intensa onde a escrita, considerada como um espaço transicional, favoreceu o processo de ensino aprendizagem e revelou que a apreensão do objeto psicopatológico ocorreu em dois níveis: um nível mais superficial caracterizado por uma forma defensiva ou dissociada que privilegiou ou a esfera cognitiva ou a emocional e um nível mais profundo caracterizado por uma forma integrada de construção do conhecimento que aliou a experiência emocional e a esfera cognitiva como forma de aproximação, apreensão e comunicação do objeto psicopatológico. Considerou-se como apropriação criativa esse segundo nível de apreensão.
dc.description.abstractBoth aims of this study were achieved with the help of graduation students on Psycology Graduation Course, who had attended to psychopathology classes, which were: to identify and to discuss their social culture and psychic representations of the psychopathologic object related to thinking capacity; to investigate the perception of psychopathologic object in the construction of the knowledge ou psychopathology. As a psychopathogy teacher on psychology, the analysis of the texts written by the students had provided the acess to this experiment. This study, however, had chracterized as a documented qualitative research with the help of a participant researcher.The data were obtained through these texts which described about a theme on psychopathology, based on both, a direct and indirect experience. From a scientific frame for the preparation of the paper, the student developed the report in a free choice process of the theme and its apex, experience, approach and references. It was analysed the reports of three diferent groups of students who were attending the classes on psychopathology subject during the previous years of 1999, 2000 and 2002. The descreptive analysis of the texts set and the content analysis of seven (7) of them, selected at random, which were performed having as a conceptual basement the psycoanalitic constructs.The results had shown that the psychic and social culture representations of the student, before the psychopatology object, had influenced her thinking capacity triggering a strong emotional experience, where the writing considered as a transitional space and as an author s space and a creative appropriation had facilitated the learning teaching process and it had revealed that the perception of the psychopatolic object had occurred in two levels: one quite superficial, characterized by a defensive and not associated shape, which had given advantage once to a cognitive sphere and afterwards an emotional sphere and another quite deeper, chracterized by an integrated way of the construction of the knowledge. It was considered as a creative appropriation, then, this second level of perception which had posed the student as an author of these sense searching.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino
dc.subjectpsicopatologia
dc.subjectmétodo de ensino
dc.subjectobjeto psicopatológico
dc.subjectteaching
dc.subjectpsychopathology
dc.subjectteaching method
dc.subjectpsychopathologic object
dc.titleEnsinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
dc.title.alternativeWriting as an author s space and creative appropriation of the psychopathologic object
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7105807915119680
puc.advisorLattes7646699220044786
puc.refereeFiamenghi Jr, Geraldo Antônio
puc.refereeCarvalho, Regina Maria Leme Lopes
puc.refereeCeleri, Eloisa Helena Rubello Valler
puc.refereeAngeli, Olga Aparecida
puc.refereeLattes6680842792627452
puc.refereeLattes5947078938089210
puc.refereeLattes3239631273846906
puc.refereeLattes6364285944295485
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples