dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Venancio, Magda Machado Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:41:48Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:41:48Z | |
dc.date.issued | 2016-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15728 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência. | |
dc.description.abstract | The following research was derived from a participative study and with the theoretical and methodological contribution from the historical-cultural psychology had as its goal to investigate the influence of activities which have ethics and aesthetics as its base. The goal was to change the student s vision about the humanizing dimension of one s profession in a teacher s initial education s course. Thirty fifth semester pedagogy students from a night course in a private College in São Paulo state took part in this research. Mediator artistic materials, especially music, were used as a psychological instrument to promote critical reflexion. The data was collected in four interventional situations in which the participants produced drawings and critical texts. The observations of the situations which involved the use of the materials have been registered in the Field Journal. The reading from the produced material including the Field Journal s content resulted in information that was gathered within a significant nucleus. This promoted knowledgeable understanding in regards to teaching and work which is related to teaching. All of which were configured by the participants. The research has revealed that affectionateness assumes prevalence in the way the future teachers will conceive their teaching skills adopting the view that teaching is still seen as a mission, that welcomes the pain and attenuates the social exclusion besides evincing the appropriation of the education s official speech in order to justify the importance of the school education. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação inicial de professores | |
dc.subject | psicologia histórico-cultural | |
dc.subject | humanização | |
dc.subject | docência crítica | |
dc.subject | psicologia escolar | |
dc.subject | initial teacher's education | |
dc.subject | historical-cultural psychology | |
dc.subject | humanization | |
dc.subject | critical teaching | |
dc.subject | educational psychology | |
dc.title | Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores | |
dc.title.alternative | Humanization and critical teaching: the art as a mediation in the teacher s initial education | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 5992875922591434 | |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | |
puc.referee | Silvestre, Magali Aparecida | |
puc.referee | Placco, Vera Maria Nigro de Souza | |
puc.referee | Bernardo, Márcia Hespanhol | |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.refereeLattes | 4428320866575246 | |
puc.refereeLattes | 4292131898988204 | |
puc.refereeLattes | 5360176761598675 | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |