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dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorSpadari, Gabriela Fabbro
dc.date.accessioned2022-02-16T18:43:54Z
dc.date.available2022-02-16T18:43:54Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15770
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, como participantes, um total de 552 trabalhadores, provenientes de diversas empresas de pequeno, médio e grande porte e de diferentes ramos de atuação. Os participantes foram combinados de diferentes formas em cada um dos estudos. O primeiro estudo visou investigar as evidências de validade baseadas na estrutura interna por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Como resultado, a estrutura de dois fatores, sendo um composto por itens que se relacionam a Bloqueios e barreiras à criatividade (Fator 1) e Atributos e características que favorecem a criatividade (Fator 2) foi confirmada. O segundo estudo buscou analisar a precisão do instrumento por meio do método de teste e reteste. Os resultados indicaram que em relação ao Fator 1 a correlação entre o teste-reteste foi de r=0,650 (p ≤ 0,001). No Fator 2 a correlação também se mostrou significativa (r=0,729; p ≤ 0,001). Deve ser ressaltada também a correlação negativa entre o Fator 1 e o Fator 2 no teste (r =-0,448; p ≤ 0,001) e no reteste (r= -0,437; p ≤ 0,001) de modo a confirmar a interpretação dos fatores, visto que um se mostra favorável a criatividade enquanto o outro é caracterizado pelas barreiras que impedem a expressão criativa. O terceiro estudo investigou o efeito das variáveis relacionadas ao sujeito (gênero, idade, nível de escolaridade) bem como relacionadas ao ambiente organizacional (tempo de empresa) nas medidas do instrumento. Isoladamente nenhuma das variáveis mostrou-se significativa. Somente duas interações se mostraram significativas no fator 1, sendo, entre as variáveis sexo x idade e entre escolaridade x idade. Em relação ao Fator 2, somente a interação entre idade x tempo. No quarto estudo, realizou-se a análise das propriedades psicométricas dos itens, notadamente a estimação da sua dificuldade e medidas de ajuste. Duas análises foram conduzidas, a primeira, por meio do Modelo de Rasch, buscou estimar a dificuldade dos itens e/ou o nível de habilidade necessária para que o sujeito endosse o conteúdo apresentado no item. Todos os itens que compõem o instrumento apresentaram índices de infit e outfit adequados, com exceção de dois itens. Foi possível ainda elaborar o mapa de itens, a fim de identificar aqueles que se mostram mais proeminentes em discriminar indivíduos que apresentam nível de habilidade acima da média. De modo geral, os resultados encontrados nos estudos amparam evidências positivas de validade e precisão da escala. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, notadamente a busca por evidências de validade para o fator 2, bem como, posteriormente, a normatização do instrumento, a fim de que o mesmo possa ser disponibilizado, futuramente, para uso profissional.
dc.description.abstractThis study aimed to conduct studies to search for other sources of evidence of validity and accuracy for the Creative Potential at Work Scale. For this, four studies were carried out, having as participants, a total of 552 workers, coming from several small, medium and large companies and from different fields of activity. Participants were combined in different ways in each of the studies. The first study aimed to investigate the evidence of validity based on internal structure through Confirmatory Factor Analysis (CFA). As a result, the two-factor structure, one consisting of items that relate to Locks and barriers to creativity (Factor 1) and Attributes and characteristics that favor creativity (Factor 2) has been confirmed. The second study sought to analyze the accuracy of the instrument through the test and retest method. The results indicated that in relation to Factor 1 the correlation between test-retest was r = .650 (p ≤ .001). In Factor 2 the correlation was also significant (r = .729; p ≤ .001). The negative correlation between Factor 1 and Factor 2 should also be highlighted in the test (r = -,448; p ≤ .001) and in the retest (r = -,437; p ≤ .001) in order to confirm the interpretation of the factors, as that one is in favor of creativity while the other is characterized by barriers that hinder creative expression. The third study investigated the effect of the variables related to the subject (gender, age, education level) as well as related to the organizational environment (time of company) on the instrument's measures. In isolation none of the variables was significant. Only two interactions were significant in factor 1, being between the variables sex x age and between education x age. Regarding Factor 2, only the interaction between age x time. In the fourth study, the analysis of the psychometric properties of the items was performed, notably the estimation of their difficulty and adjustment measures. Two analyzes were conducted, the first, through the Rasch Model, aimed to estimate the difficulty of the items and / or the skill level necessary for the subject to endorse the content presented in the item. All items that make up the instrument presented adequate infit and outfit indices, except for two items. It was also possible to elaborate the item map in order to identify those that are most prominent in discriminating individuals with above average skill level. Overall, the results found in the studies support positive evidence of scale validity and accuracy. It is suggested that further studies be conducted with the instrument, notably the search for evidence of validity for factor 2, as well as, later, the standardization of the instrument, so that it can be made available for professional use in the future.
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo realizar estudios para buscar otras fuentes de evidencia de validez y precisión para la Escala de Potencial Creativo en el Trabajo. Con este fin, se llevaron a cabo cuatro estudios, con participantes, un total de 552 trabajadores, provenientes de varias pequeñas, medianas y grandes empresas y de diferentes ramas de actividad. Los participantes se combinaron de diferentes maneras en cada uno de los estudios. El primer estudio tuvo como objetivo investigar la evidencia de validez basada en la estructura interna a través del Análisis Factorial Confirmatorio (CFA). Como resultado, se ha confirmado la estructura de dos factores, uno que consta de elementos que se relacionan con los bloqueos y las barreras a la creatividad (Factor 1) y los atributos y características que favorecen la creatividad (Factor 2). El segundo estudio buscó analizar la precisión del instrumento a través del método de prueba y prueba. Los resultados indicaron que en relación con el Factor 1, la correlación entre test-retest fue r = 0.650 (p ≤ 0.001). En el Factor 2, la correlación también fue significativa (r = 0.729; p ≤ 0.001). La correlación negativa entre el Factor 1 y el Factor 2 también debe destacarse en la prueba (r = -0,448; p ≤ 0.001) y en la nueva prueba (r = -0,437; p ≤ 0.001) para confirmar la interpretación de los factores, como uno está a favor de la creatividad, mientras que el otro se caracteriza por barreras que impiden la expresión creativa. El tercer estudio investigó el efecto de las variables relacionadas con el tema (género, edad, nivel educativo), así como con el entorno organizacional (tiempo de la empresa) en las medidas del instrumento. En forma aislada, ninguna de las variables fue significativa. Solo dos interacciones fueron significativas en el factor 1, entre las variables sexo x edad y entre educación x edad. Con respecto al Factor 2, solo la interacción entre edad x tiempo. En el cuarto estudio, se realizó el análisis de las propiedades psicométricas de los ítems, en particular la estimación de su dificultad y medidas de ajuste. Se realizaron dos análisis, el primero, a través del Modelo Rasch, destinado a estimar la dificultad de los elementos y / o el nivel de habilidad necesario para que el sujeto respalde el contenido presentado en el elemento. Todos los ítems que componen el instrumento presentaron índices adecuados de infits y outfit, excepto dos ítems. También fue posible elaborar el mapa de elementos para identificar a aquellos que son más prominentes en la discriminación de individuos con un nivel de habilidad superior al promedio. En general, los resultados encontrados en los estudios respaldan la evidencia positiva de la validez y precisión de la escala. Se sugiere que se realicen más estudios con el instrumento, en particular la búsqueda de evidencia de validez para el factor 2, así como, posteriormente, la estandarización del instrumento, para que pueda estar disponible para uso profesional en el futuro.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAvaliação Psicológica
dc.subjectConstrução de Teste
dc.subjectValidade do Teste
dc.subjectCriatividade em Organizações
dc.subjectPsychological Assessment
dc.subjectTest Construction
dc.subjectTest Validity
dc.subjectCreativity in Organizations
dc.subjectEvaluación Psicológica
dc.subjectConstrucción de Pruebas
dc.subjectValidez de Pruebas
dc.subjectCreatividad en las Organizaciones
dc.titleEscala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
dc.title.alternativeCreative Potential at Work Scale: Psychometric Studies
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4578579473801154
puc.advisorLattes8092049870780985
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeMessias, João Carlos Caselli
puc.refereeNoronha, Ana Paula Porto
puc.refereeValentini, Felipe
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes7861317602243394
puc.refereeLattes6828140799795494
puc.refereeLattes5411545382717339
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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