Navegação Dissertações por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 101-120 de 319
-
Eficácia adaptativa, sintomas psicopatológicos e nível de stress em pacientes renais crônicos
Santos, Márcia Calixto dos (PUC-Campinas, 2013-12-11)A insuficiência renal crônica (IRC) consiste na perda gradativa e progressiva das funções dos rins, o que pode causar restrições severas e impacto psicossocial ao indivíduo, ou até mesmo levá-lo à morte. Sua alta prevalência ... -
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção para alunos do ensino médio
Pereira, Patrick (PUC-Campinas, 2019-02-28)O Projeto de Vida (PV) pode ser entendido como um conjunto de metas construído com base no contexto da pessoa, de maneira a dar sentido à sua vida, com possibilidade de incluir ou não outras pessoas. Ter um PV implica no ... -
Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes
Faria, Luiz Roberto Paiva de (PUC-Campinas, 2003-02-26)Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem ... -
Enfrentamento religioso-espiritual de mães de bebês em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Foch, Gisele Fernandes de Lima (PUC-Campinas, 2015-02-25)O enfrentamento (coping) é definido como a forma com que as pessoas regulam seu comportamento, emoção e orientação sob estresse. Este processo ocorre quando há ameaça ou desafio a três necessidades psicológicas básicas: ... -
Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas
Martins, Cíntia Canato (PUC-Campinas, 2021-01-26)A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e ... -
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
Chiodi, Marcelo Gulini (PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Escala diagnostica adaptativa operacionalizada redefinida: precisão e validade com pessoas idosas
Rocha, Glaucia Mitsuko Ataka da (PUC-Campinas, 2002-12-18)Considerando as evidências de precisão e validade da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) quando aplicada a adultos e a necessidade de se ampliar o leque de instrumentos e procedimentos ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
Silva, Soraya Sousa Gomes Teles da (PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
Feldmann, Mariana (PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
Pereira, Mariana Lemos Maia (PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Estágio extracurricular e projetos de vida: concepções de estudantes universitárias
Vieira, Gabriela Pagano (PUC-Campinas, 2019-02-22)O termo adultez emergente tem sido utilizado para se referir à fase posterior à adolescência, na qual os indivíduos se preparam gradualmente para adentrar à vida adulta. É durante a adultez emergente que os sujeitos ... -
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
Pereira, Eliana Santos (PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
Mundim, Maria Célia Bruno (PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
Martins, Evelin (PUC-Campinas, 2009-04-01)Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e ... -
Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalho
Oliveira, Allan Waki de (PUC-Campinas, 2018-12-04)Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
Bachert, Cristina Maria D´antona (PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Estresse e coping em profissionais de abrigos institucionais
Pagnota, Rosângela Maria Negri Ferrão (PUC-Campinas, 2018-02-28)Esta pesquisa objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra ... -
Estresse e enfrentamento das consultas odontológicas por pré-adolescentes e adolescentes
Porkate, Eliza Cristina (PUC-Campinas, 2019-06-26)Estudar o processo de estresse-coping da ansiedade de dentista pode ajudar na adesão ao tratamento odontológico. Este estudo descreveu e analisou o processo de enfrentamento do estresse da consulta odontológica, a partir ... -
Estresse e enfrentamento em crianças e adolescentes abrigados em casas lares
Rodrigues, Luiz Henrique Fortunato (PUC-Campinas, 2018-02-28)O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define as situações de abrigamento como medida protetiva e temporária, e ainda que tenha caráter protetivo, pode vir a ser causadora de estresse, devido às mudanças que provocam ... -
Estudo do funcionamento diferencial do item em um instrumento de avaliação da personalidade
Silva, Izabella Brito (PUC-Campinas, 2012-02-23)Estudos que relacionam traços de personalidade e inteligência (do ponto de vista psicométrico) são bastante recentes e vêm se ampliando devido à constatação de que a inteligência pode exercer influência no modo como as ...