Navegação Dissertações por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 61-80 de 319
-
Burnout e trabalho universitário produtivo
Burger, Marly Aparecida Franzão (PUC-Campinas, 2003-08-18)Analisa o fenômeno do burnout profissional em professores universitários, designadamente em suas relações com o estresse profissional percebido pelos docentes. Para tanto, utiliza 92 professores universitários de um grupo ... -
“Caiu no meu íntimo”: repercussões dos acidentes de trabalho na vida dos trabalhadores.
Silva, Juliana Lopes da (PUC-Campinas, 2018-01-30)Os acidentes de trabalho fazem parte de relatos sobre as atividades laborais ao longo da história da humanidade. Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico alcançado nos dias atuais, tais eventos continuam presentes no ... -
Campo abstrato para um destino concreto: o fazer do psicólogo como perito na justiça do trabalho
Souza, Natasha Contro de (PUC-Campinas, 2019-02-27)Esta dissertação visa discutir e aprofundar a temática das perícias judiciais em saúde mental realizadas na Justiça do Trabalho. Segundo estatísticas oficiais há um aumento do número de afastamentos por transtornos mentais ... -
Caracterização do perfil psicomotor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H)
Nucci, Fábio Porto Di (PUC-Campinas, 2007-02-07)Na atualidade, existem inúmeros profissionais que utilizam a motricidade ou a psicomotricidade como meio de estudos em diferentes contextos, sendo que a motricidade é a interação de diversas funções motoras. O objetivo ... -
Características de personalidade e dependência nicotínica em universitários
Fujita, Ângela Tamye Lopes (PUC-Campinas, 2014-02-11)O tabagismo consiste em um comportamento complexo que envolve a dependência física e psicológica. Além do entendimento neurológico dos efeitos da nicotina, diversos outros fatores de natureza social, familiar e individual ... -
Comprometimento, estresse e satisfação com a vida de profissionais da saúde
Teixeira, Fabíola Dalprat (PUC-Campinas, 2018-02-20)O trabalho faz parte da identidade pessoal e social do indivíduo, afetando seu estado psicológico e sua interação com as pessoas, determinando relações e vínculos em diferentes níveis emocionais. Conceitos normalmente, ... -
Concepções de liderança em diferentes contextos
Mendes, Lorena Samara (PUC-Campinas, 2012-02-16)A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
Tomio, Noeli Assunta Oro (PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
Ribeiro, Flávia de Mendonça (PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
Euzébios Filho, Antonio (PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
Barbeiro, Gisela Augusta Paro Anderson (PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
Gobbo, Jessica Particelli (PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
Bassinello, Priscila Zaia (PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
Santos, Maristela Volpe dos (PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
Spadari, Gabriela Fabbro (PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ... -
Construção de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
Campos, Carolina Rosa (PUC-Campinas, 2012-12-13)Diante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças ... -
Contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica
Busnardo, João Orlando Mccaffrey (PUC-Campinas, 2012-02-29)O objetivo desta dissertação é explicitar as contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica, entendendo-se por nosografia a classificação e a descrição das doenças. Inicialmente, a compreensão, ... -
Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
Oliveira, Daniella Machado de (PUC-Campinas, 2009-02-04)Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será ... -
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
Luz, Ana Flávia Silva (PUC-Campinas, 2014-02-11)Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. ... -
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
Beckman, Marcia Valeria Reis (PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ...