Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 16
A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
(PUC-Campinas, 2017-12-13)
Ao assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa ...
A vivência da ambiguidade: um estudo fenomenológico da adolescência
(PUC-Campinas, 2017-02-22)
A concepção de adolescência é permeada pela história e pela cultura da humanidade, vista por diferentes autores em diversos fatores e sujeita a uma complexa e inconstante legislação. O projeto de vida é um conceito, na ...
O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
(PUC-Campinas, 2017-02-07)
Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na ...
Dor cortante: sofrimento emocional de pessoas que se autolesionam
(PUC-Campinas, 2017-02-07)
Esta pesquisa objetiva investigar psicanaliticamente a experiência vivida de pessoas que se autolesionam. Justifica-se na medida em que diz respeito ao sintoma que expressa sofrimento emocional que enseja preocupação entre ...
Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital
(PUC-Campinas, 2017-02-07)
Esta pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, objetivou descrever e compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam como membros de equipes multidisciplinares em hospital. Participaram do estudo ...
Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-23)
A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na ...
Narrativas interativas de adolescentes institucionalizados sobre o (des)abrigamento
(PUC-Campinas, 2017-12-05)
No horizonte das pesquisas sobre o acolhimento institucional observa-se pouca ênfase à saída do adolescente do abrigo, mesmo naqueles estudos que se debruçam sobre a experiência emocional dos jovens abrigados. Desse modo, ...
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)
Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ...
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)
Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ...
Indicadores emocionais do desenho da figura humana e sua relação com o bem-estar subjetivo infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-13)
O desenho da Figura Humana é uma ferramenta considerada altamente difundida e utilizada na área da Psicologia. Há muitas controvérsias em relação a sua forma de interpretação e sua validade dos indicadores emocionais ...