Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 de 8
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-12-09)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ...
Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2011-12-14)
A presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial ...
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)
Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ...
Violência doméstica contra a criança e adolescente: uma análise desta questão a partir de doze trabalhos brasileiros na área
(PUC-Campinas, 2010-02-08)
Este trabalho teve como objetivo, traçar uma análise da produção sobre violência doméstica contra criança e adolescente veiculada nos periódicos científicos brasileiros, entre os anos de 2006 a 2008. Foi realizada a leitura ...
Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
(PUC-Campinas, 2010-12-07)
Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio ...
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)
Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ...
Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-23)
A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na ...
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2012-12-18)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ...