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dc.contributor.advisorNetto, Samuel Pfromm
dc.contributor.authorBurger, Marly Aparecida Franzão
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:56Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:56Z
dc.date.issued2003-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15910
dc.description.abstractAnalisa o fenômeno do burnout profissional em professores universitários, designadamente em suas relações com o estresse profissional percebido pelos docentes. Para tanto, utiliza 92 professores universitários de um grupo de faculdades integradas, em cidade da região noroeste do interior paulista, que responderam aos três inventários especialmente elaborados para este fim. Destaca os principais autores e linhas de pesquisa na área do burnout, bem como revisa os conceitos de estresse e indica as principais fontes de desgaste profissional, causadoras da síndrome. Verifica dados qualitativos e quantitativos pela perspectiva do estresse e do burnout. Aponta como resultados, a necessidade de outros estudos que permitam avaliar, com mais rigor, a sua incidência entre os professores universitários , que alarguem a compreensão sobre a sua natureza, determinantes, formas de prevenção, e reforça a pertinência dos modelos que integram a tridimensionalidade do burnout. Conclui que é necessário que os professores recebam treinamento mais adequado para conviver com aspectos tidos como difíceis na profissão, tanto aqueles que são considerados intrínsecos à atividade, quanto aqueles que decorrem das mudanças rápidas dos sistemas educacionais.
dc.description.abstractThis research analyzes the professional burnout in university professors appointedly in its relation with the professional stress felt by them. Therefore, this study uses 92 professors from a group of colleges, in a city located in the northwest part of the state of Sao Paulo. These professors answered to the three surveys especially designed for this purpouse. The study highlights the main authors and research lines in the burnout area. It also revises the concepts of stress and indicates the main sources of professional exhaustion which causes the sindrome. It verifies qualitative and quantitative data from the stress and burnout perspective and poins out as results the necessity of further studies to evaluate, more deeply, the amount of cases between university professors, providing borader means to understand its nature, causes, preventive measures, reinforcing the models that integarte the three dimenssions of burnout. The conclusions of the study show that it is necessary the professors to receive more adequate training to deal with the dificult aspects of their professional lives, no only the ones considered intrinsic to the activity, but also those originated from the fast changes of the educational systems.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprofessores universitários
dc.subjectburnout
dc.subjectestresse
dc.subjecttrabalho produtivo
dc.subjectuniversity professors
dc.subjectburnout
dc.subjectstress
dc.subjectproductive work
dc.titleBurnout e trabalho universitário produtivo
dc.title.alternativeBurnout and productive university work
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5786052910654994
puc.advisorLattes1555176284389444
puc.refereeTonelotto, Josiane Maria de Freitas
puc.refereeBorges, Dayse Maria Motta
puc.refereeLattes7980652799357054
puc.refereeLattes3689659786183012
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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